Ceclin
mar 26, 2020 0 Comentário


Aneel mantém conta de luz sem cobrança de taxa adicional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (27/03) que, em abril, a bandeira tarifária continuará verde. A cor indica que não haverá taxa extra na conta de luz.

A bandeira verde já tinha sido aplicada em janeiro e março, e vai vigorar pelo terceiro mês consecutivo. Isso indica, de modo geral, que o Brasil está dependendo pouco das usinas termelétricas, mais caras, para atender à demanda por energia elétrica.

Segundo a Aneel, em abril, a previsão é de “manutenção da condição hidrológica favorável”. Com as chuvas, fica mantida a grande participação das hidrelétricas (de menor custo) na geração de energia.

Efeito do coronavírus
A Aneel informou ainda que o consumo de energia deve cair, em abril e maio, por conta das medidas de combate à propagação do coronavírus.
Apesar das críticas do presidente Jair Bolsonaro, a maior parte do País vem adotando estratégias de quarentena e restrições de transporte, o que diminui o consumo de indústrias e do setor de serviços.

Essa previsão, segundo a Aneel, influenciou o preço da energia no mercado de curto prazo – o que, por consequência, também influencia na definição da bandeira tarifária. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta, e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

G1