Ceclin
mar 31, 2022 0 Comentário


Ana Célia, prefeita de Surubim, é a nova presidente da Amupe

Prefeita de Surubim, Ana Célia, assume o comando da associação municipalista, que pela segunda vez na sua história será comandada por uma mulher. Fotos: Hélia Scheppa/SEI

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) tem uma nova presidente. Na manhã desta quinta-feira (31.03), a prefeita de Surubim, Ana Célia, tomou posse como presidente da Associação, após afastamento de José Patriota. A reunião contou com a participação de prefeitos e prefeitas, e presença do governador Paulo Câmara (PSB).

Emocionado, José Patriota fez um balanço dos 9 anos de mandato à frente da Amupe. “Alcançamos patamares nunca vistos antes. Hoje temos uma união política graças ao critério da proporcionalidade que adotamos entre os partidos, todas legendas possuem um lugar na Amupe. Nossos inimigos são fortes: a pobreza, a miséria, a fome, e temos que estar sempre unidos em prol de nossa causa. Não quebramos a nossa unidade, o respeito entre os prefeitos e prefeitas. Essa união refletiu diretamente em nossas conquistas”.

Em seu primeiro discurso como presidente da Amupe, Ana Célia reforçou a importância da unidade na instituição. “Todas as nossas ações terão impactos de quem está nos municípios. Continuaremos com a unidade para avançarmos. Somos uma entidade de luta e de conquista, com vistas a melhorar a qualidade de vida da população pernambucana”, frisou.

Essa é a segunda vez na história que a Amupe será comandada por uma mulher, que afirmou o compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento dos municípios. “Vamos ajudar no desenvolvimento dos municípios, junto com todas essas parcerias do Governo do Estado, indo sempre em busca das nossas conquistas e melhorias para a população”, enfatizou Ana Célia.

O governador Paulo Câmara parabenizou José Patriota pelo seu trabalho e comprometimento com a causa municipalista. “A Amupe está de parabéns por ter constituído uma unidade tão forte em favor dos municípios pernambucanos e brasileiros”, disse ele. E desejou boas vindas à Ana Célia, “essa amiga séria e correta. Eu não tenho dúvidas que, pela sua forma de gerir, vai seguir esse trabalho construído, sendo voz ativa em trabalho de interesse aos municípios”, completou o governador. O chefe do executivo estadual também anunciou R$ 17 milhões em investimentos para os municípios, através do FEM, o Fundo Estadual de Desenvolvimento Municipal e da pasta de Assistência Social.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), agradeceu pela dedicação e o trabalho realizado nos últimos anos e desejou um bom trabalho à nova presidente Ana Célia. Os participantes tiveram esclarecimentos sobre a pauta municipalista em Brasília, através do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, da realização do Censo demográfico do IBGE e da parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, atualizou os prefeitos e prefeitas acerca das pautas municipalistas que tramitam no Congresso, a exemplo da PEC 122, PEC 13 e da Lei das Associações. Ziulkoski também homenageou os 55 anos da Amupe, o protagonismo de José Patriota. “Nesses últimos anos, o municipalismo pernambucanos avançou bastante, hoje, dispõe de uma cadeira em nossa Confederação e participa ativamente da luta municipalista, graças ao protagonismo também do presidente José Patriota”, completou.