Ceclin
dez 02, 2020 0 Comentário


Ana Arraes é a nova presidente do TCU

A próxima presidente do TCU, ministra Ana Arraes, ao lado do atual presidente José Múcio, em imagem de arquivo — Foto: Divulgação/TCU

A ministra Ana Arraes foi eleita, nesta quarta-feira (02/11), a nova presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Com o mandato de um ano, ela assume o cargo tendo o ministro Bruno Dantas como vice-presidente e corregedor do Tribunal. A posse da nova presidência foi marcada para o próximo dia 10.

Ao fim do mandato, tem a chance de reeleição por mais um ano. A ministra tomou posse em 2011, quando ocupava o cargo de deputada federal por Pernambuco.

Ela ocupava o cargo de vice-presidente da instituição e agora substituirá o atual presidente e também pernambucano José Múcio, que deixa o TCU, pois irá se aposentar. Múcio também já anunciou que deixará o TCU no fim do ano. Para a vaga, o Senado Federal aprovou o nome do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira.

Ana Arraes é a segunda mulher a ocupar a presidência da Côrte. Desde 1893,  apenas Elvia Lordello Castello Branco ocupou o cargo (em 1994). “Sinto-me honrada por elevar a participação feminina nas tomadas de decisão e pretendo inspirar outras mulheres a alcançarem espaços como este”, afirmou a ministra em discurso.

A lista de sucessão do TCU prevê que o presidente eleito seja o mais antigo da Côrte, que ainda não tenha assumido o posto. O TCU é formado por nove ministros e quatro ministros-substitutos. Para a eleição, o quórum mínimo necessário é de cinco ministros.

A nova presidente do TCU é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e avó do prefeito eleito de Recife, João Campos (PSB).