• Ceclin
jan 15, 2013 3 Comentários


Amupe já lidera o debate, afirma Jandelson Gouveia

Jandelson Gouveia é presidente da Amupe. Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem

O ex prefeito de Escada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Jandelson Gouveia (PR), afirmou, em resposta ao prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), que a Amupe já está participando das negociações acerca da revisão do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo de Participação dos Estados (FPE). Gomes havia dito, através de nota à Imprensa, que as entidades representativas dos municípios deveriam tomar a dianteira dos debates.

“A Amupe já tomou a frente, já vem discutindo um novo pacto de redistribuição do FPM que atenda melhor os municípios. E estamos dicutindo isso em várias outras siuações. Da forma como tem sido feito atualmente, os municípios acabam tendo muito mais obrigações do que benefícios dentro do processo de arrecadação”, disse Gouveia. O prefeito alega que a arrecadação é limitada, mas as obrigações aumentadas em diversos aspectos da relação com o Executivo Federal.

Outro tema que, segundo Gouveia, vem sendo questionado, é o repasse de projetos federais como o Programa de Saúde da Família (PSF). “No PSF os municípios entram com mais de 40% dos valores para manter um programa que é do Governo Federal”, argumentou Gouveia. “É claro que são programas que beneficiam o cidadão. Mas os municípios sofrem, porque esses programas geram custos que nem sempre eles conseguem suportar. Acabam arcando com valores que eles não têm”, completou.

Jandelson Gouveia esclareceu ainda que as negociações com o Executivo Federal tem se dado através da Confederação Nacional dos Municípios, com sede em Brasília. “A CNM está encabeçando este trabalho em Brasília e atuando ativamente”, garantiu.

Com informações da Folha PE.