Ceclin
Maio 09, 2012 0 Comentário


Aluísio Lessa revela expectativa de reativação da Usina Catende

Portal da Alepe

O deputado Aluísio Lessa, do PSB, afirmou, nessa terça (08), que a esperança de reativação da Usina Catende, na Mata Sul, foi renovada. O parlamentar afirmou que, agora, há mais tempo para discutir alternativas viáveis de recuperação da empresa, pois o leilão, que iria acontecer no dia 30 de maio, foi adiado.

O parlamentar destacou que, após a visita da Comissão de Representação da Assembleia que vai acompanhar o leilão da Usina, à sede da empresa, nessa segunda (07), a diretoria da Cooperativa Pindorama afirmou que está disposta a compartilhar a futura gestão do estabelecimento.

Lessa lembrou que a cooperativa, localizada em Alagoas, existe há 50 anos e é administrada por trabalhadores rurais. De acordo com o deputado, baseada na experiência com a Usina Pindorama, a entidade acredita que a Usina Catende tem grande potencial, principalmente devido à força de vontade da população.

O parlamentar também informou que o grupo se reuniu com o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, no Palácio do Campo das Princesas, para discutir as possibilidades de reativação da Usina. O secretário vai repassar as informações ao governador Eduardo Campos, para que seja marcada uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.

Lessa anunciou que, na próxima sexta (11 ), acontece uma nova reunião com a comitiva e o juiz da massa falida. Segundo o deputado, o grupo pretende elaborar um novo edital para o leilão, com o objetivo de proteger as cerca de 4.500 famílias da região, que foram prejudicadas. Para Zé Maurício, do PP, que também integra a comissão da Casa, basta um estudo para comprovar a operacionalidade da Usina, e a região vai ter a empresa de volta.