• Ceclin
ago 05, 2008 0 Comentário


Alívio no bolso com internet rápida no celular

O brasileiro está descobrindo uma forma bem mais barata de falar ao celular no rastro da chegada da tecnologia de terceira geração (3G) ao País. Com a conexão à internet em alta velocidade, o uso do Voip (voz sobre IP) no aparelho móvel está atraindo cada vez mais usuários. Isso apesar de ainda ser restrito a aparelhos sofisticados. O motivo?
É possível economizar até 80% nas ligações de longa distância em relação às tarifas tradicionais do celular. É o que mostra a reportagem de Bruno Rosa, publicada em “O Globo” do domingo (03).
Quem tem laptops também comemora. A partir da plataforma 3G, eles ganharam alta velocidade com a instalação das placas de conexão móvel, vendidas pelas empresas de telefonia. As placas custam, em média, de R$ 50 a cem reais.
No celular, há duas maneiras de falar por um preço menor. O cliente pode usar um celular 3G, com Windows Mobile ou linguagem Java, além de ter um pacote de dados. A outra opção é ter apenas um aparelho com acesso à rede wireless (sem fio, como a de shoppings e a da orla de Copacabana). Em ambos, os aparelhos não saem por menos de mil reais. Para os notebooks, basta comprar uma placa 3G, na qual é possível instalar o Voip — como em um computador tradicional — e falar em qualquer lugar. (Agência O Globo).