• Ceclin
mar 20, 2008 6 Comentários


Aliança de 20 partidos reúne todas as lideranças da Oposição

É isso mesmo que você está pensando!
Em reunião realizada na quarta (19) foi consolidada a união do Movimento Cara Nova com o Grupo do Dep. Henrique Queiroz e o Grupo do Dep. Elias Lira. Está sendo consolidado a união de 20 partidos políticos da Vitória de Sto. Antão para concorrer com um candidato único a Prefeitura Municipal. A decisão de quem será o candidato a Prefeito que representará este movimento pluripartidário ainda não foi decidido. Segundo as lideranças deste grande bloco, irão ser definidos critérios e serão analisados diversas variáveis para escolher o candidato a Prefeito e a Vice desta união, que se concretizada em Convenção no mês de Junho, será a maior união política já vista na história da nossa cidade.
Os 10 partidos que compõem o Movimento Vitória de Cara Nova recebeu a visita do representante do Dep. Elias Lira – o advogado Ozias Valentim, presidente Municipal do DEM, que expôs as lideranças partidárias que o Deputado Elias Lira mantém o que disse na última reunião (confira matéria postada neste Blog falando a respeito – 12/03/08), de que apóia e deseja participar deste Movimento pluri-partidário. O advogado Ozias Valentim justificou a ausência do Democrata nesta reunião, agendando uma próxima para fechar os detalhes desta aliança política.
Quem esteve presente também nesta reunião do Cara Nova foi o Dep. Henrique Queiroz (PR) anunciando, oficialmente, o apoio ao grupo, e desde já colocando todo o seu grupo político em torno da união de todos estes partidos. Portanto, está se fechando o acordo do bloco com mais de 20 partidos políticos, que juntos deverão lutar para ganhar a Prefeitura e fazer a maior bancada na Câmara de Vereadores da Vitória de Sto. Antão. Segue adiante um resumo dos partidos do Cara Nova, e de outros grupos políticos que podem fazer parte dessa união…

Veja quem são as principais lideranças políticas do Mov. Vitória de Cara Nova:

Paulo Roberto (PSDB)
Empresário da rede educacional, já foi vice-prefeito da Vitória, fundador da Desportiva Vitória. Conta com o apoio de toda cúpula do PSDB nacional, do Prefeito de Gravatá, tem bom trânsito nos partidos de centro e esquerda do Estado, do empresariado da região e conta com a simpatia dos setores da classe média e de lideranças políticas ligadas ao governo de Eduardo Campos (PSB). Conta com o apoio de Elias Lira, caso seja o escolhido pelo grupo, para esta disputa.

Antonio Lemos (PTdoB)
Empresário consolidado na região, foi candidato a prefeito da Vitória por duas vezes, candidato a Deputado Federal alcançando a suplência, detém um deputado estadual pelo PTdoB na Assembléia Legislativa, têm bom trânsito entre os evangélicos e setores da esquerda em PE. Conta com experiência administrativa e é conhecido nos quatro cantos da cidade.

Daniel Alves (PSL)
Foi prefeito de Chã Grande por duas vezes, tem bom trânsito com as forças políticas da Zona da Mata de PE, detém um grupo político coeso e se insere bem nos setores evangélicos. Conta com a simpatia do Palácio do Campo das Princesas, tem experiência administrativa no setor público e sempre é consultado por diversas lideranças políticas de todas as cores partidárias.

Jaílton Albuquerque (PT)
Empresário consolidado na cidade, faz parte de um grupo político partidário heterogêneo e com forte inserção sindical na cidade. Disputou com boa votação o cargo de Vereador em 2004. É vice-presidente da Associação Comercial, tem boa inserção no meio comercial e área rural da cidade. Conta com a simpatia da cúpula das principais lideranças do PT no Estado.

Cristiano Pilako (PTB)
Empresário do setor de eventos, filho de uma família tradicional vitoriense. Nunca disputou eleição. Coordenou diversas campanhas políticas vitoriosas, se insere bem na classe média e empresarial da cidade. Faz parte de uma família com tradição política em Vitória. Detém forte referencial da cultura carnavalesca com o Bloco da Saudade. Montou um grupo político com bons pré-candidatos a Vereador e conta com a simpatia do Dep. Federal Armando Monteiro Neto (PTB).

Gilvan Leonel (PDT)
Contabilista conceituado em Vitória. Foi Secretário de Administração do Governo de Ivo Queiroz. Sempre atuou nos bastidores da política vitoriense durante todos estes anos. Montou um grupo político com dezenas de pré-candidatos a Vereador e conta com o apoio da cúpula do PDT do Estado.

Lissandro Nascimento (PCdoB)
Turismólogo, Professor Universitário. Foi fundador do movimento estudantil da cidade, ex-presidente do DCE/FACOL por duas vezes. Faz militância política e social desde a adolescência. Fundador do PCdoB e UJS em Vitória (1995). Representa os Pós-Graduandos do Nordeste (ANPG). Tem um bom grupo político e forte militância. Com forte inserção no movimento secundarista, universitário, sindical e cultural da cidade. Tem a simpatia da classe média, da intelectualidade e dos formadores de opinião do Município. Detém bom trânsito em todas as forças políticas vitorienses. Têm trânsito livre com a Prefeita de Olinda, Luciana Santos, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Conta com a simpatia pessoal de Nelson Pereira (Sec. de Esportes do Estado), do Dep. Luciano Moura (PCdoB) e do Dep. Federal Renildo Calheiros (PCdoB).

Cristiano Dornellas (PRB)
Professor universitário, com forte inserção na comunidade católica. Seu partido é o braço direito da Igreja Universal. Possui inúmeros pré-candidatos a Vereador que disputarão em sua maioria pela primeira vez. Se articula muito bem com os setores educacionais do Município, com a classe média e a intelectualidade. É ligado ao grupo do vice-presidente José Alencar (PRB).

Jurandir de Sá (PRTB)
Jornalista, Psicólogo. Coordenou muitas campanhas políticas na RMR. Se insere bem no meio evangélico. Possui em seu partido uma gama de bons candidatos a Vereador. É um dos coordenadores do Instituto Opinião da Cidadania. Muito ligado ao grupo do Dr. Paulo Roberto.

Renato Queiroz (PV)
Professor Universitário, com mestrado no Uruguai. Tem uma boa articulação com os setores políticos da RMR. Se insere bem no mundo acadêmico e é muito popular em alguns clubes sociais da cidade. Montou um grupo de pré-candidatos a vereadores com bons percentuais de voto. Conta com a simpatia do ex-deputado João Braga (PV).

CONHEÇA OS GRUPOS POLÍTICOS QUE PODEM SE SOMAR A ESTE BLOCO DE PARTIDOS:

Dep. Henrique Queiroz (PR)
Oito vezes consecutivas Deputado Estadual. Empresário, pertence a uma família da política tradicional em Vitória, irmão do saudoso Ivo Queiroz. Tem bom trânsito entre os industriais agrícolas do Estado, se articula bem nos partidos de centro e direita de Pernambuco. Conta com a simpatia do Gov. Eduardo Campos (PSB). Faz parte do grupo político do Dep. Federal Inocêncio Oliveira. Tem inserção nas camadas pobres do Município. Disputou a vice-prefeitura com Ivo, mas perdeu. Lançou-se uma vez para Prefeito só pra cumprir tabela. Ajudou eleger vários vereadores em Vitória, alguns atuais, além do seu filho, que não foi reeleito nesta legislatura. Possui além do PR, mais dois partidos que lhe apóia, detendo um bom grupo político.

Dep. Elias Lira (DEM)
Foi prefeito da Vitória por duas vezes, deputado estadual em segundo mandato. Concorreu as duas últimas eleições para Prefeito sendo derrotado pelo atual. Possui um grupo político dinâmico e forte. Tem o apoio irrestrito do Senador Marco Maciel e de toda cúpula Democrata no Estado. Se insere bem no meio rural, empresarial e comércio. Construiu em seu mandato um grande grupo de Prefeitos que lhe apóia. Expressa o desejo de não sair candidato, mostrando-se disposto a apoiar um nome que una toda a oposição.

Edmo Neves (PSDC)
Empresário da rede educacional e professor. Foi Secretário nos mandatos do ex-Prefeito Elias Lira. Disputou duas vezes o cargo de Vereador não obtendo êxito. Tem um grupo político forte. É um grande articulador político, agindo nos bastidores. Se relaciona bem em todos os setores sociais.

Hildebrando Lima (PSC)
Articulista Político. É um dos que mais fazem oposição a atual administração com o jornal “A Voz do PSC”. Têm um forte grupo político. Se insere bem no meio evangélico e classe média da cidade. É dirigente de um dos partidos mais bem organizados da cidade. Conseguiu eleger vários vereadores para a Casa Diogo de Braga. Muito próximo a Elias Lira.

Pedro Queiroz (PPS)
Advogado, ex-vereador, ex-prefeito interino. É um dos que fazem oposição mais ácida ao atual governo. Respondeu no passado a processos judiciais de ordem administrativa por conta da sua passagem no governo municipal. Se articula bem em todos os setores políticos da região. Exerceu cargos públicos, inclusive em Brasília. Muito ligado ao Ministro Ciro Gomes (PSB) e a Roberto Freire (PPS). É um dos defensores em unir toda a oposição.

Há ainda os que podem vir, a exemplo do PMDB do Empresário Alexandre Férrer (PITU) e o Vereador Mano Holanda. Além de outros, que somados chegam a 20 partidos políticos. Só em tempo de propaganda em rádio e televisão local estes partidos deverão ter direito a 85% do tempo de Guia Eleitoral nas eleições 2008. Visto que o grupo político do ex-prefeito José Aglaílson conta somente com o PSB/PMN e PTC. Já está agendado uma próxima reunião para amadurecer esta grande Frente e começar a discutir com a população um Programa de Governo para Vitória através do Fórum de Debates.

Reportagem: Vandson Cássio.