Ceclin
abr 11, 2011 0 Comentário


Alepe homenageia Bispo de Palmares

Dias difíceis estão sendo enfrentados pela população que habita os municípios da Zona da Mata Sul desde que uma enchete devastou a região, no segundo semestre de 2010. Naquela ocasião, o apoio da Igreja Católica, através da Diocese de Palmares, foi essencial àqueles que perderam tudo nas águas do Rio Una.

Devido ao importante papel desempenhado durante tais momentos adversos, o bispo Dom Genival Saraiva de França, que lidera a diocese, recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no último mês, a mais alta comenda oferecida pelo Poder Legislativo estadual: a Medalha do Mérito De­mocrático e Popular Frei Ca­neca. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Henrique Queiroz (PR).

Segundo o bispo, a iniciativa de Henrique Queiroz demonstra o reconhecimento do poder público sobre a importância da igreja durante a tragédia vivenciada pela população da Mata Sul. “A concessão da medalha está ligada às inundações na Mata Sul, e à participação de seu bispo, ao lado de pessoas e instituições públicas e privadas, no encaminhamento de soluções emergenciais e duradouras para os problemas nos municípios atingidos”, disse.


Ele falou ainda sobre o simbolismo da medalha. “Frei Caneca assumiu a causa da cidadania como ação política, durante a Revolução Pernambucana de 1817, sendo considerado, por isso, um ‘Herói e mártir republicano’. Os sacerdotes e religiosos, como seres políticos, devem se interessar por tudo que diz respeito à vida da polis”, afirmou.

(Folha de Pernambuco).