Alepe aprova data estadual em comemoração ao movimento Diretas Já
O Dia Estadual das Diretas Já foi aprovado pelos deputados na Reunião Plenária desta quinta-feira (23.03). A data, 31 de março, faz referência a um ato ocorrido em 1983 na cidade de Abreu e Lima, na Região Metropolitana (RMR), que seria o marco inicial da mobilização pelo retorno do direito ao voto. O movimento das Diretas Já teve manifestações em todo o País, nos anos finais da ditadura, reforçando o caminho da redemocratização. A proposta de criação da data tem autoria conjunta de seis deputados: João Paulo, Doriel Barros e Rosa Amorim, todos do PT, Dani Portela, do PSOL, Rodrigo Novaes e Waldemar Borges, do PSB.
Nos pronunciamentos, o deputado João Paulo alertou para os efeitos ruins das notícias falsas para a sociedade. O deputado demonstrou preocupação com o que chamou de pulverização dos valores democráticos e defendeu a necessidade de regulamentar as redes sociais. “Hoje a desconfiança das pessoas, estimulada pela grande difusão de mentiras nas redes sociais, dificulta a normalidade do debate político, empobrece as cobranças legítimas ao Poder Público, a fragilidade dos estudos científicos como alicerces da avaliação do rendimento do trabalho das boas governanças”.
João Paulo é o autor da projeto de lei aprovado em 2020 que tornou o 24 de março o Dia Estadual de Combate às Fake News.