Álcool e Direção não combinam, assevera Sylvio Gouveia
Por Sylvio Gouveia
Se existe uma combinação que nunca dá certo, ela é álcool e direção. De acordo com o Relatório Global sobre Álcool e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% das mortes decorrentes de acidentes de trânsito no Mundo foram atribuídas ao álcool em 2012. Em 2014, foram registradas 172.780 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito no Brasil. Entre os homens o índice chega a 21,6%, enquanto essa proporção no público feminino foi de 6,6%, respectivamente, no Brasil foram causados pelo uso de bebidas alcoólicas.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE em 2014 aponta que aproximadamente um quarto dos brasileiros que dirige insiste em desobedecer à lei e colocar a vida em risco. Segundo o levantamento, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica. A consciência no trânsito precisa ser constantemente relembrada.
Mesmo pequenas quantidades afetam a habilidade de direção dos motoristas: perigos como reações mais lentas do que o normal e a falta de noção quanto à velocidade do próprio carro e de outros veículos podem ser causas de acidentes fatais.
Dr. Sylvio Gouveia, é Clínico Geral e Anestesista.
LEIA TAMBÉM
Qualidade da Água, por Sylvio Gouveia
Dicas importantes para Diabetes