Ceclin
ago 21, 2009 0 Comentário


Agrinordeste debate questão ambiental

As gestões sócio-ambientais no setor da cana-de-açúcar foi um dos temas abordados no painel sobre agroenergia durante a 17ª edição da Agrinordeste.
De acordo com o palestrante e presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha, o principal enfoque em relação às questões ambientais foi o termo de compromisso que já está em vigor com a CPRH.
“O acordo estabelece, desde 2007, que cada uma das usinas recupere seis hectares de mata siliar ao ano. Até dezembro atingiremos 18 hectares por unidade industrial. Ao todo, contamos com 23 usinas no Estado, mas apenas 20 aderiram ao acordo”, explicou Cunha. Ele acrescentou que essa é uma atitude que está sendo tomada como forma de colaborar com o meio ambiente e, consequentemente, com as safras.

Na ocasião, o presidente do Sindaçúcar falou sobre os dois termos de compromissos trabalhistas que estão sendo cumpridos pelos representantes do setor. O primeiro trata de um compromisso voluntário com a União, chamado aperfeiçoamento das condições do trabalho manual no ramo da cana-de-açúcar. Além disso, existe o Termo de Ajuste de Conduta assinado entre as usinas e o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPTPE).
“Em Pernambuco, o acordo estabelece o cumprimento de avanço nas questões trabalhistas, já que o Estado é um importante polo na geração de empregos no campo. Com isso, é preciso fornecer aos trabalhadores água potável, marmita térmica, equipamentos de proteção individual, exames médicos, intervalos na jornada de trabalho e outros”, declarou.
(Folha de Pernambuco).