Ceclin
out 06, 2009 11 Comentários


Aglailson ataca Humberto e PSB ao virar tucano

RICARDO DANTAS BARRETO e DALTON TORRES

Após 12 anos de filiado ao PSB e antigo seguidor do ex-governador Miguel Arraes, o ex-prefeito e atual vereador de Vitória de Santo Antão, José Aglailson, mudou para o PSDB, na última sexta-feira, e deverá se candidatar a deputado federal. Ontem, ele teve sua ficha abonada pelo presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra.

Aglailson aponta o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, como um dos principais culpados para a troca partidária, mesmo ele sendo petista. Além disso, o neotucano se mostrou magoado com o PSB e indignado com as recentes entradas de velhos adversários de Arraes na sigla.
“A gente tem que ir para onde se gosta da gente. Me maltrataram muito na eleição de prefeito, não tive ajuda nenhuma, reclamou Aglailson. No ano passado, ele apoiou Demetrius Lisboa (PSB), que foi derrotado por Elias Lyra (DEM).

As reclamações de Aglailson foram mais além: “É a polícia contra mim…Humberto Costa leva a polícia para desocupar 100 casinhas na Vila do Iraque. João Paulo e Humberto viviam invadindo casa para as pessoas sem teto, mas agora usam a polícia, cachorros, cavalos e colocam as pessoas dentro de um galpão do Estado”.

Quanto aos reforços que o PSB recebeu, a exemplo dos ex-democratas Joaquim Francisco e os deputados estaduais Ciro Coelho e Sebastião Rufino, o vereador se mostrou indignado. “Foram pessoas que massacraram Miguel Arraes. Se ele estivesse vivo, acho que se orgulharia do que fiz agora, aplaudiria meu ato. Esse pessoal de Eduardo Campos… Estou me referindo àquelas pessoas que ofendiam Eduardo e a honra de Arraes”, protestou.
Quanto ao seu filho, o deputado estadual Aglailson Júnior, José Aglailson disse que ele se mantém no PSB. “Não quis vir comigo e vai ficar na posição dele. Eu tenho história em Pernambuco”, assinalou.
Ao avalizar a filiação de Aglailson, Sérgio Guerra lembrou que ambos já estiveram juntos no PSB e agora voltam a se encontrar. “Ele me apoiou para senador, na última eleição. É uma pessoa de muita qualidade, faz crescer o partido e deverá ser mais um deputado federal do PSDB, que, daqui a dois anos, eu espero, irá governar o Brasil. Acredito que esta é uma excelente conquista para nós”, enfatizou o dirigente tucano.
(Folha de Pernambuco).

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual das Cidades informou que a desocupação das casas citadas pelo vereador José Aglailson aconteceu no dia 17 de setembro, com participação da Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Vitória de Santo Antão. A coordenação ficou a cargo da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Na ocasião, houve reintegração de posse de 458 casas, que foram construídas pelo programa Minha Casa, em parceria com o Ministério da Integração Social. O objetivo é abrigar as famílias vítimas da enchente de 2005.

Conforme a nota enviada, as residências foram ocupadas em dezembro de 2008, e mesmo a Cehab obtendo liminares favoráveis à desocupação, os invasores relutavam em sair. “Colocamos 40 caminhões tipo baú à disposição dos moradores, com 160 ajudantes, além de marceneiros e eletricista para transportar os móveis. Quem não tinha de fato para onde ir, foi levado para o galpão da Ceagepe, localizado no mesmo município”, explicou o presidente da Cehab, Amaro João.
Também foi feito um cadastro social para todas as famílias despejadas também serem beneficiadas, segundo a nota enviada. Contudo, para evitar novas invasões, o local vem sendo vigiado durante 24 horas. “Ao todo, já foram investidos na construção das casas cerca de R$ 10 milhões, com recursos do Tesouro Estadual e do Governo Federal. A previsão é que as obras de recuperação do conjunto sejam realizadas dentro de 90 dias”, conclui o texto.
Já o governador, que preside o PSB nacionalmente, negou que tenha feito qualquer acordo com José Aglailson para a sua desfiliação. “Ele não falou comigo. Soube à tarde pela Imprensa”, reagiu Campos.
(Folha de Pernambuco).

CHEGOU A HORA DE ANUNCIAR SUA MARCA CONOSCO.

COMBINE: 81.8827.5780.