Ceclin
jan 30, 2013 1 Comentário


Agentes penitenciários de Pernambuco aderem à paralisação nacional

Com informações do JC Online

Os presos de Pernambuco e de todo o Brasil terão seus direitos limitados nesta quarta-feira (30). Os agentes penitenciários estão em greve por um dia e o motivo da paralisação é o veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei Complementar (PLC 087/2011) que permitiria os agentes a portarem armas de fogo fora do horário de serviço.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE), Nivaldo de Oliveira Júnior, a decisão da presidente está equivocada. “Nós temos o papel não só de ressocialização, mas também de policiamento. O bandido não faz diferença entre os agentes e os policiais e temos que nos defender quando estamos fora do horário de serviço”, disse.

Apesar dos agentes de Pernambuco terem autorização de portar armas fora das penitenciárias, a paralisação é nacional em “solidariedade aos agentes dos Estados que não permitem o uso”. Ainda de acordo com Júnior, 87% dos agentes morrem no horário de folga. Número que, na verdade, chega a condizer com o fato dos presos não possuírem o direito de usar armas dentro das penitenciárias.