Ceclin
ago 13, 2010 0 Comentário


Agente Censitário tira dúvidas da população no Programa A Voz da Vitória

Na manhã dessa sexta-feira (13), o Programa A VOZ DA VITÓRIA transmitido de segunda à sexta das 06h às 08h pela Rádio Tabocas FM (98,5) em Vitória de Santo Antão, teve a participação do Agente Censitário Felipe Melo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Vitória de Santo Antão.

Indagado pelo apresentador sobre o CENSO 2010, Felipe informou que o mesmo já vem a algum tempo sendo preparado e planejado para ser realizado este ano, tendo como meta uma pesquisa que pretende demonstrar a radiografia da população brasileira. A missão do IBGE é retratar o Brasil, com informações disponíveis para o planejamento das políticas públicas e para o exercício da cidadania.

“A cada 10 anos o IBGE realiza uma pesquisa em âmbito nacional, não só para contar a população, mas também para identificar a forma em que a população vive em relação ao mercado de trabalho, as políticas de saúde e educativas, contando os dados estatísticos”, pontuou o agente.

Segundo Felipe, em todo Brasil foram montados 5.565 postos de coletas, sendo elas repartições do IBGE que servem exclusivamente para a realização do censo demográfico 2010. Felipe também informou que em Vitória de Santo Antão foram contratadas 18 pessoas, 02 coordenadores e 16 supervisores, além de 115 recenseadores que vão estar durante os meses de agosto, setembro e outubro desenvolvendo o Censo 2010 no Município e em boa parte da região. A sede fica localizada na Praça do Livramento, Empresarial Ovídio Verçosa.

No momento em que hoje vivemos, com toda essa onda de violência urbana em nosso País, como está sendo a abordagem das pessoas, e quais são os procedimentos que devemos tomar quando os agentes do IBGE chegarem em nossas casas?, perguntou Lissandro Nascimento.

“É importantíssimo ressaltar que todos os recenseadores usam o colete oficial do IBGE, um boné azul com aba amarela, um PDA (aparelho de coleta de dados), semelhante a um celular, revestido com uma capa azul e um crachá de identificação com número de matrícula, onde você pode reconhecer pela Central de Atendimento 0800 721-8181, solicitando à atendente que verifique o nome do Censitário”, informou Felipe Melo.

Na entrevista foi informado que a pesquisa do IBGE conta com dois tipos de questionários, o básico que é o menor, onde será aplicado em 90% dos Municípios, e o questionário de amostra que será avaliado em 10% em toda região, numa estatística que ajudará o Brasil a criar suas políticas públicas, afirmando que esses dados são muito importantes para o poder público e toda a população, pois é com base nesse dados que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), realiza seus cálculos que beneficiarão a população a partir de 2011.

Por Emerson Lima.