Ceclin
abr 04, 2011 0 Comentário


Agências do Trabalho do Estado modernizam sistema de atendimento

Publicado em 04.04.2011


Do NE10

As Agências do Trabalho do Estado, vinculadas à Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), estão modernizando seu sistema de atendimento ao público. A partir de maio, o portal “MTE Mais Emprego” irá substituir o Sistema de Gestão de Ações de Emprego (SIGAE), que no momento, gerencia as 28 agências do trabalho em todo o Estado. O objetivo é oferecer ao trabalhador maior agilidade, facilidade e eficiência nos serviços prestados.
Por conta da substituição, a partir desta segunda-feira (4) até o dia 20 deste mês, equipes das Agências do Trabalho serão treinadas por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e capacitadas para utilizar o Sistema Mais Emprego. Durante esses dias de capacitação, para não fechar os postos de atendimento, todas as unidades estarão funcionando com o quadro reduzido de funcionários. A Agência do Trabalho da Boa Vista irá distribuir apenas 50% das fichas que são entregues no período normal, para o atendimento.
O “MTE Mais Emprego” vai permitir ao trabalhador utilizar a maioria dos serviços oferecidos pelas Agências do Trabalho/ SINE-PE como cadastrar-se, atualizar o cadastro, preparar currículo, consultar as vagas disponíveis e acompanhar o processo seletivo tudo pela Internet, sem precisar se deslocar até uma unidade da Agência do Trabalho.
O novo sistema consiste em um grande banco de dados do trabalhador que vai gerar uma base única em todo o país por meio de integração de informações de todos os Estados, disponibilizadas nas Regionais do Trabalho. Outra vantagem desta nova ferramenta é que o trabalhador, ao dar entrada nas unidades de atendimento, no benefício do seguro desemprego, obrigatoriamente, terá seus dados analisados e o sistema fará uma busca nos registros de oportunidades de emprego compatíveis com o seu perfil. Caso seja encontrado, o encaminhamento é feito de imediato.