Ceclin
out 22, 2011 3 Comentários


Agência do Trabalho: sobram vagas, falta qualificação

Agência do Trabalho em Vitória foi inaugurada há um mês

Instalada há um mês a Agência do Trabalho/SINE-PE, unidade do Município da Vitória de Santo Antão, uma ação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura da Vitória, inicia com dados significativos quando se trata dos encaminhamentos a postos de trabalho e vive um dilema já presente em Pernambuco quando se trata da grande demanda por profissionais especializados. Dentro de um mês foram cadastrados 1.990 trabalhadores da região, destes, 99 foram contratados em 09 empresas que firmaram parceria com a Agência.

Em entrevista ao Mesa Redonda do A Voz da Vitória nessa sexta (21), pela Rádio Tabocas FM (98,5), Programa que acontece sempre às sextas-feiras às 13h, a Coordenadora da Agência do Trabalho em Vitória, Sônia Regina de Oliveira, fez um balanço positivo deste primeiro mês de operação da unidade na cidade e destacou as parcerias com diversas firmas, totalizando 2.245 trabalhadores atendidos. “Há uma demanda real por contratações na cidade em razão da chegada de dezenas de empresas ao Município e a Agência chega em um momento importante quando vem preencher uma necessidade no atendimento à mão de obra local”, salientou.

A Agência do Trabalho também atua na disponibilização de Carteiras Profissionais (CTPS) onde já foram emitidas 200 neste primeiro mês, além de agilizar a viabilização de Seguro Desemprego (55 encaminhados). Antes, o Seguro Desemprego em Vitória era providenciado pela Delegacia local do Trabalho, agora a Agência assume esta função perante a Caixa Econômica Federal (CEF).

Neste primeiro mês de operação, a Agência do Trabalho Vitória empregou 99 trabalhadores distribuídos com as empresas Brilho Terceirização – CIV (fábrica de vidros) com 75 contratações, bem como com a Rodonorte (08) ligada a Empresa Sadia, a Penta Construções (09), ISOESTE (05), Dayane Baby (02), BMG (02). Contudo, há neste momento cerca de 30 vagas disponíveis, além de Vitória, inclusive com solicitações do Cabo de Santo Agostinho, Escada e de empresas instaladas na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Procurado na grande maioria por jovens que estão a procura do Primeiro Emprego, a Agência cita que o setor da construção civil tem sido o que mais contrata. “Hoje há uma carência por Pedreiros e Eletricistas. Estamos sendo muito requisitados quando se trata destes profissionais. Há solicitações em diversas partes da região”, informou Sônia Regina.

Identificando a falta de qualificação como principal entrave por contratações, a Coordenadora ressaltou que a qualificação profissional é requisito básico para garantir a vaga. “Aconselho o trabalhador estudar sempre e se preparar para este novo momento no mercado de trabalho”, sugeriu. Ela citou que há uma parceria desenvolvida com a Prefeitura Municipal através do Projeto de Qualificação em Vitória pelo qual disponibiliza gratuitamente cursos voltados a eletricidade, pastelaria e confeitaria, instalados na comunidade de Águas Branca. “Estamos atentos para desenvolver e ampliar outros projetos de qualificação já oferecidos inclusive pela Secretaria Estadual do Trabalho. Se faz necessário incentivar a formação da mão de obra local”, salientou.

Procurando fugir da primeira impressão de que a Agência Vitória tenha “cores partidárias”, Sônia Regina fez questão de frisar que a unidade tem pautado pela necessidade técnica e não pela indicação política. “Não há qualquer intromissão política nos encaminhamentos. Tanto que a Carta de encaminhamento é entregue ao candidato a vaga e a palavra final é da empresa que solicitou estes profissionais”, esclareceu.

VAGAS – Adiantando a divulgação das vagas disponíveis neste momento, a Coordenadora citou que a unidade Vitória precisa urgentemente encaminhar para contratação os profissionais como Garçons, Eletricista para máquina industrial, Operador para máquina industrial, Chapista de lanchonete, Auxiliar de cozinha, Cozinheiro (a), Auxiliar de Limpeza, Promotor de vendas e Pedreiros com experiência para serem encaminhados para o Cabo de Santo Agostinho.

SERVIÇO

Agência do Trabalho Vitória de Santo Antão

Praça Leão Coroado (antiga Estação), Centro

Segunda à sexta-feira, das 7h. às 17h, sem interrupção

Telefones: 81.3526.8721 ou os terminados em 22 / 23.

Email: vitó[email protected]

Apresentação: Lissandro Nascimento.

Produção: Jáder Siqueira, Josimar Cavalcanti, Márcio Souza.

 

Saiba mais AQUI.