Ceclin
fev 21, 2022 0 Comentário


Aeronáutica oferece 243 vagas para formação de sargentos

As candidaturas são realizadas por meio do endereço eletrônico da seletiva até 14 de março

Interessados em participar do Exame de Admissão ao Curso de Formação e Sargentos da Aeronáutica já podem se inscrever. Ao todo, o processo seletivo conta com 243 vagas para o primeiro semestre de 2023. As candidaturas são realizadas por meio do endereço eletrônico da seletiva até 14 de março.

Podem participar da seleção candidatos, de diferentes gêneros, maiores de 17 anos até 25 (completos até 31 de dezembro do ano de matrícula) e com ensino médio completo. As oportunidades estão distribuídas nas especialidades de mecânico de aeronaves, material bélico, guarda e segurança, equipamento de voo e controle de tráfego aéreo. Sendo as três primeiras formações exclusivas para homens.

O processo seletivo contará com provas escritas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e Física, que serão aplicadas no dia 5 de junho, com questões de múltipla escolha. A avaliação será nas seguintes cidades: Alcântara (MA), Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo e São José do Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

Além da prova, os participantes também passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

O curso

Os selecionados devem se apresentar no dia 8 de janeiro de 2023, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá, São Paulo. A formação terá início em 11 de janeiro e terá duração de dois anos. Durante o curso, os alunos terão remuneração de R$ 1.500 entre outros benefícios.

Após a conclusão do curso, haverá a promoção para terceiro-sargento e o vencimento muda para R$ 5.000, com possibilidade de deslocamento para qualquer base da Aeronáutica em território nacional.