• Ceclin
mai 31, 2019 0 Comentário


Acontece nesta segunda (03), Conferência Livre sobre Democracia e Saúde na UFPE Vitória

Tenda da Democracia do Centro Acadêmico de Vitória UFPE

O Núcleo de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV/UFPE), provocado pela mobilização rumo à 16º (8ª+8) Conferência Nacional de Saúde e pela conjuntura de ameaça ao direito à saúde e às políticas sociais democráticas, realiza nesta segunda-feira, dia 03 de junho, a Conferência Livre do CAV/UFPE com tema “Democracia e Saúde”.

A ação é uma atividade preparatória para a 16ª (8ª+8) Conferência Nacional de Saúde (CNS). Tem como objetivo mobilizar estudantes, técnicos, docentes, trabalhadores da saúde e a comunidade do município de Vitória de Santo Antão para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), denunciando, por exemplo, o caráter inconstitucional da EC 95/ 2016 (que congela os investimentos na saúde por 20 anos), bem como debater os atuais desafios para materialização do Direito à Saúde na garantia do acesso às ações e serviços.

As Conferências de Saúde, são estratégicas para o fortalecimento do processo democrático de participação social devendo ser consideradas como instrumentos para a construção de diretrizes que atendam aos anseios e necessidades da população.

A programação da Conferência Livre do CAV/ UFPE contemplará espaços de análise de conjuntura e de debate e proposição de posicionamentos quanto aos rumos do SUS, contando com a participação da representação local do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

O evento é aberto e gratuito.

Data: 3 de Junho de 2019
Local: Tenda da Democracia do Centro Acadêmico de Vitória/UFPE
Horário: 13h às 18h30