Ceclin
jan 23, 2010 0 Comentário


Ações comunitárias foram discutidas na Câmara de Pombos

A Câmara de Vereadores da cidade de Pombos realizou na quinta feira (21) mais uma Sessão ordinária. Após a chamada nominal feita pelo 1º Secretário José Roberto dos Santos (Beto da Ambulância do PR), e registrada as ausências dos parlamentares Maria das Graças Bezerra, (Neide de Roque do PMN) e Severino Ramos do Nascimento (Pirraia do Feijão do PR).
Em seguida o Presidente da Mesa Diretora, Marcos Severino da Silva (Marcos de Porteira do PCdoB), declarou aberta a Sessão e solicitou que fosse lida a ata da reunião anterior que posteriormente foi aprovada por todos os parlamentares presentes.

Marcos de Porteira solicitou que fosse lido para os parlamentares e ao público presente o Ofício 001/2010 enviado pelo vereador José Chalegre de Farias (Chalegre Vereador do PMN) e do Requerimento 011/2010 do parlamentar Marcos de Porteira que seriam postos em votação durante os trabalhos no plenário da Casa. O Ofício 001/2010 destinado a Casa Legislativa refere-se ao pedido do vereador Chalegre para que o seu Projeto de Lei 001/2010 seja avaliado pelos parlamentares e posteriormente colocado em votação.

O Requerimento 011/2001 é um pedido do parlamentar Marcos de Porteira ao poder executivo que reitere o Requerimento 65/2009, que solicita ao poder executivo que implante as paradas de ônibus no município em especial na margem da BR 232 em frente ao Posto Carreteiro.
Justificando seu requerimento o parlamentar citou a importância da regulamentação das paradas do transporte público devido aos interrompimentos de fluxo de trânsito causados pelos ônibus que param em qualquer lugar para o embarque e desembarque de passageiros causando assim sérios transtornos para motoristas e passageiros.

Quanto à parada em frente ao posto de combustível o vereador informou que as pessoas ficam esperando o ônibus perto das bombas de abastecimento dos caminhões correndo risco de acidentes e dificultando o trabalho dos funcionários do referido estabelecimento.

Em sequência ao expediente da Casa o Presidente Marcos de Porteira relatou ao público e vereadores presentes os informes recentes recebidos pela Casa legislativa. O primeiro informe foi que o Fundo Municipal de Saúde recebeu do Fundo Nacional de Saúde o montante de R$ 673,20 (Seiscentos e setenta e três Reais e vinte centavos) para a devida manutenção do mesmo. A segunda remessa foi de R$ 67.200,00 (Sessenta e sete mil e duzentos Reais).

Marcos de Porteira também comunicou que em resposta ao Requerimento 003/2010 de autoria da Vereadora Neide de Roque, o Secretario de Saúde do município mandou uma lista completa com os nomes de todos os medicamentos distribuídos pela Rede Pública Municipal de Saúde.

O parlamentar ressaltou que cópias dessa lista foram entregues aos vereadores e ficando uma anexada ao quadro de aviso da Casa Legislativa para que a população possa conferir pessoalmente.

Após a leitura do requerimento e do ofício dos citados parlamentares os mesmos foram colocados em discussão e posteriormente aprovados por todos os presentes nesta Sessão. Encerrando a pauta foi aberto o espaço para as citações pessoais dos vereadores escritos.

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Joabes Gomes da Silva (Murilo Força Jovem do PR) que após cumprimentar a todos os presentes ressaltou a importância de regulamentar as paradas de ônibus do município em especial a do posto de combustível em frente a BR devido ao risco de acidentes e ao fato de quando há muitas pessoas esperando o transporte coletivo, pelo que os motoristas desistem de abastecer seus veículos no posto causando danos financeiros ao seu proprietário.

Continuando, o parlamentar informou que foi inaugurado no último dia 20/01/2010 um Centro de Saúde especializado na saúde da mulher e da criança onde os pacientes serão atendidos pelo médico ginecologista Dr. Stevam Rios e pelo pediatra Dr. Luiz Tito.
Fazendo uso de final de seu tempo o parlamentar também agradeceu ao Secretario de Saúde do município por ter atendido ao requerimento de sua colega vereadora e mandado para a casa legislativa a lista com os nomes dos medicamentos distribuídos pela Rede Publica Municipal de Saúde.

O próximo a fazer uso da tribuna foi o vereador Manoel Marcos Alves Ferreira (Dr. Marcos Vereador do PTB) que parabenizou a prefeita Jane Povão (do PR) pela iniciativa da abertura da Clínica da Mulher e da Criança, em seguida lamentou a ausência da vereadora Neide de Roque por ter sido da mesma a solicitação da lista dos medicamentos e afirmou que guardaria a dele com muita responsabilidade, pois, de posse da mesma terá uma esperança de que seus receituários serão atendidos pelos servidores da maternidade, pois, sempre que seus pacientes levam suas receitas para o referido hospital os atendentes dizem que não tem o medicamento prescrito por ele no estoque no referido centro de atendimento.

Também lamentou o fato de que seus pacientes que são enviados para hospitais da capital também não conseguem vagas no ônibus como se não houvesse um entendimento por parte dos servidores do significado da palavra Sistema Único de Saúde.

Finalizando o tempo livre para as citações pessoais, o vereador Beto da Ambulância parabenizou a iniciativa da gestora municipal em concluir a Clinica da Mulher e da Criança ressaltando as qualidades dos profissionais de saúde que atuarão na mesma.

Em seguida foi solidário com o requerimento do vereador Marcos de Porteira lembrando que a falta de uma ordenação das paradas dos ônibus é um problema antigo, principalmente a localizada em frente ao posto de combustível devido aos riscos que os usuários correm ao esperar condução perto das bombas de abastecimento do mesmo.
Finalizando o parlamentar solicitou que fosse enviado outro requerimento convidando o Secretário de Saúde do município para esclarecer em plenário os problemas citados pelo vereador Dr. Marcos.

Não tendo mais vereadores inscritos para citações pessoais, o Presidente Marcos de Porteira declarou encerrada esta Sessão convocando uma próxima para o dia 28/01 no horário regimental.

Por Orlando Leite.