Ceclin
fev 02, 2011 1 Comentário


Acesso à internet será oferecido a 400 escolas estaduais

JC Online

Em coletiva que aconteceu na tarde desta terça-feira (1), o secretário da educação do Governo de Pernambuco, Anderson Gomes, anunciou várias mudanças para o começo do ano letivo nas escolas públicas. A partir da próxima quarta-feira (02), os professores das redes terão a oportunidade de trabalhar com microfones e amplificador.
Serão distribuídos cerca de 8.384 kits, correspondentes a um investimento de R$ 860 mil. De acordo com Anderson, a aquisição e distribuição desses novos equipamentos fazem parte da política de valorização do profissional na educação.
Além dos microfones, foi anunciado que a partir de março, 400 escolas receberão rede sem fio para acesso à internet. O objetivo é começar 2012 com acesso disponível para todas as unidades de ensino.
Outra medida destacada pelo secretário foi a ampliação do programa Escola Legal, fruto da parceria entre a SE, o MPPE e o Poder Judiciário. Desde dezembro, ele está presente em 40 escolas das cidades do Recife, Olinda e Jaboatão. O projeto visa a criação de um conselho geral, que envolve a comunidade e escola, para resolver problemas da sala de aula. A partir deste ano, já no primeiro semestre, chegará aos municípios de Caruaru e Petrolina. E, a partir de agosto, será levado para Araripina.
O início das aulas contará com a distribuição gratuita de um milhão de kits escolares, totalizando um investimento de R$ 72 milhões. Esses kits serão diferenciados de acordo com a série do aluno, mas todos irão receber lápis, borrachas, camisas escolares e mochilas.
Anderson Gomes também anunciou a construção de 42 escolas da Mata Sul, sendo 6 estaduais e 36 municipais. Os terrenos já existem e as escolas serão entregues esse ano. Os transportes já estão disponibilizados, já que algumas unidades podem ser construídas em uma distância razoável.