• Ceclin
out 17, 2008 1 Comentário


Academia Vitoriense comemora 3º aniversário

Dando sequência a semana de comemoração do terceiro aniversário da Associação Vitoriense de Letras, Arte e Cultura (AVLAC) desde terça feira, ocorreu no Silogeu com a participação da sociedade vitoriense a Sessão Solene em homenagem ao fundador da Academia – Melchisedec (Severino Militão de Oliveira).

Após a execução do Hino Nacional, a presidenta da Academia Vitoriense, Severina Moura, declarou aberta a solenidade com o resumo histórico pronunciado pela acadêmica Lúcia Martins, a qual fez um breve relato sobre as atividades da AVLAC durante seus três anos de existência.
Em seguida a Sra. Ilca Oliveira prestou homenagem ao fundador da Academia relatando a vida e obra de Melchisedec, seu falecido esposo. Após a reconhecida homenagem o acadêmico Pedro Ferrer conduziu a segunda parte das comemorações chamando a acadêmica Valdinete Moura que fez a leitura do poema “Oração da Mestra”, de Gabriela Mistral (poetisa chilena).
Logo, se fez a leitura da lista dos Mestres que prestaram relevantes contribuições para a educação vitoriense, os quais foram chamados para receber seus respectivos diplomas. Vale destacar a homenagem especial a Senhora Diva Holanda, Eunice Vasconcelos Xavier e aos senhores Fernando Moura, ao jornalista Marcus Prado, por apoiarem e sempre contribuirem para a fortalecimento e desenvolvimento da Academia.
No final desta Sessão Solene, houve a apresentação musical com o violinista Almir Brito e o Flautista Jones Pinheiro que executaram peças de grandes compositores brasileiros, encerrando com um coquetel.
por Orlando Leite.
Fotos: Gilberto Lorena.