Ceclin
mar 30, 2010 5 Comentários


Academia no presídio resgata cidadania


Por Isaltino Nascimento

Boa iniciativa a de construir três Academias da Cidade no Presídio Professor Aníbal Bruno (PPAB), que funcionarão dentro das três novas unidades prisionais e administrativas independentes previstas no projeto de reorganização e melhoria do espaço de convivência.

O plano, apresentado pelos secretários Humberto Costa (Cidades) e Humberto Vianna (Ressocialização), no 1º Encontro de Gestores do Programa Academias da Cidade, ocorrido nesta terça, prevê a instalação dos equipamentos em cada novo módulo prisional, tendo pista de cooper, sala de ginástica, quadra poliesportiva, playground e área arborizada.

As academias irão proporcionar aos 3.600 reeducandos lazer e saúde através da prática de atividade física e incentivar a adoção de hábitos saudáveis. Além disso, permitirá que os mesmos tenham acompanhamento profissional nas atividades físicas, já que o modelo de gestão é o mesmo das demais academias do Estado, mudando apenas as regras de utilização, que serão ditadas pelas normas do presídio.

A previsão é de que as obras das academias comecem no segundo semestre deste ano e que as unidades comecem a funcionar no início de 2011, num investimento da Secretaria das Cidades no valor de R$ 1,2 milhão.

A iniciativa soma-se positivamente à proposta de reorganização espacial do Aníbal Bruno, orçada em R$ 20 milhões e que deve estar concluída no segundo semestre deste ano. Que prevê a divisão por setores de cada unidade, com área externa (administração do presídio, área de revista, alojamento da guarda interna e externa, guaritas de proteção); intermediária (módulos de triagem, disciplina, serviços, ensino, oficinas, enfermaria, laborterapia e atendimento social) e interna (pavilhões, refeitórios e quadras poliesportivas).

E ainda a construção de quadra polivalente, iluminação externa, muralha com passarela, guaritas, alambrado e recuperação dos pavilhões existentes, resultando na ampliação da capacidade de vagas.

Uma série de ações que culminarão com a criação de novos espaços de prática da cidadania através de atividades físicas, culturais e desportivas, atingindo principal objetivo do sistema, que é a ressocialização.


por Isaltino Nascime
nto,
deputado estadual pelo PT e líder do governo na Assembleia Legislativa, escreve para o Blog todas às terças-feiras
.