Ceclin
fev 03, 2017 0 Comentário


Abranches abre Simpósio Internacional de Dislexia no Recife

Simpósio Dislexia Recife PE

Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM-PE) promove debates acerca da Dislexia. Confira imagens AQUI  

por Lissandro Nascimento, enviado especial

No intuito de aprofundar as reflexões acerca das diversas questões que envolvem o distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área de leitura, escrita e soletração da criança, com maior incidência nas salas de aula, o Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar que possui sedes em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata de PE) e no Shopping Rio Mar (RMR), realiza neste final de semana, 03 e 04 de fevereiro, o primeiro Simpósio Internacional de Dislexia, no Teatro Brum, no Centro de Convenções de Pernambuco, focando “A relevância da equipe multidisciplinar: Do encaminhamento à intervenção!”.

Na noite da sexta, a temática que abriu este evento nunca visto em todo Norte e Nordeste foi “Avaliação Interdisciplinar e diagnóstico diferencial dos Transtornos de Aprendizagem / Dislexia”, ministrado pela Dra. Inês Abranches, que é Fonoaudióloga, especializada em psicologia escolar e aprendizagem, com formação em psicopedagogia clínica, Mestrado em Psicologia escolar, fundadora e docente do CEAp e ex-docente do CEFAC, vinda da cidade de Campinas/SP.

Dra. Inês AbranchesPrecisamente cinco renomados especialistas se revezam nesse Simpósio trazendo discussões que sempre rendem esclarecimentos e novas diretrizes, a exemplo do palestrante internacional, Rafael Silva Pereira que é doutor em Ciências da Educação e Especialista em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. O Simpósio Internacional de Dislexia busca interagir com profissionais e estudantes do setor pedagógico e da saúde, reforçando conhecimentos, compartilhando experiências e troca de informações. “Considero que a educação infantil deva primeiramente estimular o conceito real / concreto da arte de ensinar, evocando o cotidiano, para depois aí sim, partir para a educação do conceito formal”, defendeu, na abertura do evento, Inês Abranches.

Abranches considera que os profissionais envolvidos com o setor educacional não devem esquecer-se da importância de aplicar a metalinguagem, ou seja, sendo necessário desenvolver com a criança a inferência e a abstração do conhecimento acumulado.

Para este sábado (04/02), o tema “Avaliação do Processamento Visual: Propriocepção e Síndrome da Deficiência Postural (SDP)”, inicia com a Dra. Simone Travassos – Oftalmopediatra, que atua no Hospital de Olhos de Pernambuco e na Fundação Altino Ventura.

Abranches e Francisco ladeando a Psicopedagoga Luciene Santos, uma das organizadoras do Simpósio.

Abranches e Francisco ladeando a Psicopedagoga Luciene Santos, uma das organizadoras do Simpósio.

Na sequência, a temática “O RDM- Reeducação Dinâmica Muscular no tratamento da Síndrome da Deficiência Postural (SDP) e Dislexia”, com o Dr. Francisco Miguel Pinto –  Formado em Fisioterapia – UCB/RJ e Educação Física UGF/RJ, Mestre em Motricidade Humana UCB/RJ, Especialista em Posturologia e ginástica médica EPB/RJ, Professor de Posturologia e Biomecânica – Especialista em Reabilitação Cardíaca/Cuba, Autor do método de para o tratamento da dor e degenerações da coluna vertebral – RDM® (Reeducação Dinâmica Muscular) Presidente da rede de Escolas de Postura no Brasil. Presidente do IV Congresso Internacional de Posturologia e Fisioterapia no Brasil.

“A Importância da Avaliação do Processamento Auditivo Central no diagnóstico da Dislexia”, abre o período da tarde deste sábado, com a Dra. Cleide Teixeira – Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz e Doutorado em Programa de Pós Graduação Saúde Coletiva pela Fundação Osvaldo Cruz Departamento de Saúde Coletiva do Aggeu Magalhães. Atualmente é docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco.

De Portugal, o apresentador do Programa “Viagem Pelo Cérebro” na TVLisboa, Dr. Rafael Pereira, encerra o evento abordando “Neuroaprendizagem: Avaliação e Intervenção Multidisciplinar na Dislexia, Disortografia e Discalculia”. Ele possui Doutoramento em Ciências da Educação; Pós Doutorando em Ciências da Reabilitação, na Universidade de São Paulo, Centro de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais de Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dificuldades de Aprendizagem. É Especialista em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem e Professor.

Abranches no Recife

Sobre o CEAM PE

Para superar as dificuldades que crianças e adolescentes passam durante o processo de ensino-aprendizagem escolar, surgiu desde 2014 em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, o Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM), que é composto por competentes profissionais sob as mãos de Psicólogos, Psicopedagogos, Neuropsicólogos, Fonoaudiólogos, Oftalmologistas, Nutricionistas, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, os quais têm o seu trabalho exclusivamente voltado para este público. Com a exitosa experiência em trabalhar com uma equipe multidisciplinar, o CEAM abriu outra unidade no Grande Recife, precisamente no Shopping Rio Mar, focando em oferecer a terapia de grupo como elemento inovador na superação destas dificuldades, inclusive na dislexia (dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura) e aos portadores de autismo.

 

Mais informação confira na Fanpage AQUI