• Ceclin
fev 20, 2017 0 Comentário


Aberta exposição Marques de Sena no Instituto Histórico de Vitória

Exposição “José Marques de Sena, o carnavalesco”

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão abriu no sábado (11/02) a Exposição “José Marques de Sena, o carnavalesco”. Reunindo inúmeras peças do que já foi o Museu do Carnaval fundado pelo artista plástico, pintor clássico, renomado carnavalesco, alegorista e compositor Marques de Sena, quando a exposição segue até o dia 15 de março.

Sena faleceu aos 88 anos em abril de 2016 deixando um legado artístico e cultural de muita singularidade e genuinamente vitoriense. Lá é possível verificar vários croquis de carros alegóricos que fez quando ajudava a confeccionar as alegorias nos clubes carnavalescos mais tradicionais de Vitória.

Exposição José Marques de Sena“Esta exposição além do reconhecimento do rico talento de Marques de Sena, também é um passeio memorável dos grandes carnavais de Vitória”, destacou Pedro Ferrer, presidente do Instituto Histórico, que estava acompanhado pelo Secretário de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Vitória, Marcos Rocha.

Estandartes, quadros, fotos, croquis, peças carnavalescas e composições musicais, inclusive, seus dois LP’s (disco vinil) gravados, podem ser vistos na exposição.

Marques de Sena foi o responsável por confeccionar por  várias décadas os principais carros alegóricos do Clube Abanadores O Leão e do Clube dos Motoristas O Cisne, sendo nos últimos anos enquanto esteve em plena saúde, principal personagem do carro alegórico que integrava a primeira fileira do desfile carnavalesco dos Motoristas. Dentre suas principais composições se destacam os frevos de rua: Carnaval na Vitória, Vitória com C, Frevo na Rua do Cajá e Zé de Sena.

SERVIÇO

Exposição “José Marques de Sena, o carnavalesco”

Local: Sede do Instituto Histórico – Rua Imperial, nº 187 – Matriz, Vitória de Santo Antão/PE

Horário comercial, segue até o dia 15 de março.