• Ceclin
jan 06, 2009 6 Comentários


A serviço da população

Por Isaltino Nascimento
Passadas as cerimônias de posse, os prefeitos eleitos e reeleitos assumem uma série de desafios. Entre eles, manter o equilíbrio fiscal num contexto de crise global que pede cautela, principalmente dos gestores públicos.
Tal tarefa pressupõe planejamento, equipe afinada com os problemas locais, assessoria técnica especializada e, principalmente, compromisso com os eleitores. O que é uma boa receita para manterem equilibradas as contas públicas e atenderem às demandas de seus municípios.
Mas este também um momento significativo para ampliar o debate sobre a necessidade de estabelecer parcerias com os governos estadual e federal, com vistas a ampliar a oferta de serviços para a população.
O governador Eduardo Campos deu um importante passo neste sentido, se reunindo com os novos administradores municipais para discutir os problemas pertinentes a cada região, em experiência inédita batizada de I Seminário Governo de Pernambuco e Prefeitos Eleitos. Finalidade: integrar Estado e municípios em ações em prol da população.
O evento foi importante para colocar gestores municipais e governo estadual em sintonia – independente de bandeiras políticas – dando ciência aos participantes das ações e projetos de governo implantados até agora e dos 10 objetivos do mapa estratégico, como o de equilibrar as receitas e as despesas, estimulando os prefeitos a seguirem o mesmo caminho.
Os prefeitos também deram informações sobre os pontos prioritários de seus planos de governos e abriram canal de diálogo com a gestão estadual, dando demonstrações de que estão dispostos a trabalhar em conjunto. Principalmente no que tange à resolução de questões relacionadas ao abastecimento de água, saúde e segurança.
O que foi importante para estabelecer um clima de cordialidade com governantes de todas as legendas e campos políticos e abrir perspectivas de ações conjuntas diversas não apenas no plano estadual, mas também naqueles projetos que contam com recursos do governo federal.
Numa relação institucional inovadora e que tem como objetivo comum a melhoria de vida dos pernambucanos.

Por Isaltino Nascimento (www.isaltinopt.com.br),
deputado estadual pelo PT e líder do governo na Assembléia Legislativa, escreve para o Blog todas às terças-feiras.