Ceclin
out 27, 2009 1 Comentário


À disposição da sociedade

Escrito por Isaltino Nascimento

Até o final desta semana a Agência Condepe/Fidem vai estar disponibilizando em seu site o Informe Mensal da Conjuntura Criminal com dados sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Pernambuco. Na edição, que trará os números consolidados de janeiro a setembro de 2009, os pernambucanos perceberão que a política de segurança pública implementada pelo governador Eduardo Campos através do Pacto pela Vida vem resultando em números significativos.

Os dados trazem notícias alvissareiras.

Em setembro de 2009, por exemplo, houve 271 vítimas de CVLI em Pernambuco, ou seja, 96 casos a menos do que no mesmo mês ano passado (367), o que representa uma redução de 27% na taxa mensal (por 100 mil habitantes).

Esse é o registro histórico mais baixo desde que a Secretaria de Defesa Social começou a contabilizar os homicídios usando metodologia integrada que cruza informações das polícias Militar e Civil, Instituto de Medicina Legal e Instituto de Criminalística.

Vale ressaltar que a grande queda registrada em setembro passado não se constitui em um fato isolado. Pois se trata do 10º mês consecutivo de queda (desde dezembro 2008), com menor número de vítimas fatais com relação ao mesmo período do ano anterior. No somatório de 2009, já são 367 vítimas a menos que o verificado no mesmo período de 2008, o que representa uma redução de 11,8% na taxa acumulada de CVLI.

É preciso enfatizar, mais uma vez, que estes são dados já consolidados, pois a Agência Condepe/Fidem só faz a publicação depois da verificação da SDS. Cabe salientar que no último dia 18 de outubro a SDS confirmou ter atingido a meta de redução de 12% na taxa de CVLI, estabelecida no Pacto Pela Vida, pois os dados preliminares apontam que outubro será o 11º mês consecutivo de queda do índice de homicídios no Estado.

Outro ponto interessante a se observar é que a taxa de CVLI está em queda em 8 das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, especialmente naquelas onde a violência demonstrou-se mais exacerbada em 2008: Região Metropolitana (-16% na taxa, com 275 vítimas a menos), Mata Sul (-20%), Sertão de Itaparica (-40%).
Outras regiões onde a violência não atingia patamares tão preocupantes em 2008 e que, mesmo assim são destaques em 2009 por sua contribuição à redução da violência, são o Sertão de São Francisco (-23%), o Sertão Moxotó (-16%) o Sertão Pajeú (-14%), o Agreste Meridional (-9%) e o Agreste Setentrional (-1%).

O Informe também aponta que em nove das dez cidades mais populosas do Estado, a taxa de CVLI está em queda, com destaque para Recife, que, por terceiro ano consecutivo, experimenta redução significativa do indicador da violência (-20%). Nesses 9 meses de 2009 registraram-se na capital pernambucana 145 homicídios a menos, seguida de Jaboatão dos Guararapes (-53) e Cabo de Santo Agostinho (-38).

Nas cidades do interior, o destaque está na variação relativa da taxa, ocorrendo as maiores retrações em Garanhuns (-46%); Petrolina (-33%), Caruaru (-13%) e Vitória de Santo Antão (-11%).

Abro parênteses nesta análise, em respeito às vítimas de homicídios no Estado, para enfatizar que todas as vidas perdidas para a violência são motivo de consternação. E que o Governo do Estado encara o combate à criminalidade de maneira séria, por isso empenha esforços diários para ampliar a escalada de redução de violência conquistada até agora.

Por isso a importância da divulgação destes números, através do site da Agência Condepe/Fidem. Numa demonstração de transparência para a sociedade civil organizada, aliada de primeira hora no combate à violência e maior interessada no sucesso do plano de combate à violência em vigor.


por Isaltino Nascimento,

deputado estadual pelo PT e líder do governo, escreve para o Blog todas às terças-feiras.