Ceclin
set 07, 2011 2 Comentários


A Copa é nossa!

por Helder Sóstenes

Grande coisa! Tão pensando em aumentar os investimentos para que as obras sejam viabilizadas há tempo. Vale lembrar duas coisas: o evento COPA do Mundo é particular mantido pela FIFA, CBF etc. que ganham royaties de transmissão e patrocínios milionários. Outra coisa, saiu recentemente em um grande jornal americano, que foi investido 5% do PIB da África do Sul, na Copa daquele país, e o retorno foi de apenas 0,5%, retorno mínimo. Então fica a pergunta: e se pegasse todo essa dinheirama e investisse em práticas esportivas nas escolas públicas, ou em geração de emprego e renda. Será que o retorno não seria maior?

Pasmem mas, estes atrasos assim como no PAN que aconteceu aqui no Brasil, parecem ser propositais. Quando ficar a meados de 2014, assim como aconteceu no PAN, não se assustem com o número de irregularidades na contratação de empreiteiras sem a devida licitação, e o aumento substancial nos investimentos para que fique pronta a tempo. Vale lembrar que parte destas empreiteiras, sempre são as mesmas que financiam campanhas políticas, prova disso é que a cerca de 4 anos já sabemos que a COPA vai ser no BRASIL, e nem sequer foi definido o modelo de contratação das obras em alguns Estados, isso vai sendo empurrado com a barriga, para que o ano que vem, ano de eleição, saia alguma coisa do papel.

O Brasil já ganhou muitas copas. Mas desta vez, parece estar mais difícil deixar o País em ordem para esta COPA, do que sair vencedor da competição. Na copa da Alemanha, a FIFA tentou impor algumas regulamentações, e o governo da Alemanha se recusou. Mas a Alemanha é a Alemanha. No Brasil, da CBF do presidente Ricardo Texeira, o Governo deu garantias de estar preparado para receber a Copa. Será que está?

por Helder Sóstenes,

Colunista do Blog.