Ceclin
ago 14, 2018 0 Comentário


A cidade de Pombos vem apresentando bons índices de capacitação profissional

Segundo dados apresentados pela Prefeitura de Pombos, o Município vem se destacando no âmbito da qualificação profissional. Fotos: Divulgação

Segundo dados apresentados pela Prefeitura de Pombos, o Município vem se destacando no âmbito da qualificação profissional. Fotos: Divulgação

O investimento público em cursos profissionalizantes iniciados em agosto de 2017 na cidade de Pombos, no Agreste pernambucano, resultou em mais de duzentos alunos formados em Informática Básica promovido pela Prefeitura através da nova Casa das Juventudes, dobrando o número de atendimento já existente.

Apenas no inicio deste mês de agosto, a Prefeitura de Pombos para marcar os bons resultados no setor promoveu solenidade convidando os parceiros e alunos de diversos cursos oferecidos na unidade, pelo qual entregou 375 certificados aos seus novos concluintes.  O esforço partiu desde o inicio de 2018, quando o Município em parceria com o Sistema S ampliou o atendimento já existente, fazendo com que a Casa das Juventudes oferecesse também conhecimentos e práticas voltadas para fabricação de doces, bolos, tortas, salgados e serviços de Lancheteria, além do aperfeiçoamento em Solda e Informática, totalizando 325 concluintes, somada ainda ao trabalho da Coodernadoria da Mulher que formou mais de 50 estudantes no curso básico de Administração. Esses dois últimos cursos, neste primeiro semestre do ano, foram promovidos via Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por sua vez, o SENAI Pernambuco esteve prestigiando a entrega dos Certificados, representado pelo diretor da Unidade Caruaru – Edson Simões, o qual destacou que a cidade de Pombos desenvolve uma forte parceria, elogiando a gestão municipal pelo esforço em ver a população qualificada para o mercado de trabalho e preparada para competir com aqueles que tiveram acesso às opções oferecidas pelas escolas particulares. O evento contou ainda com a presença do representante da Faculdade Novo Horizonte, situada em Vitória, além de vereadores, secretários e representantes do Comércio local.

Recentemente, a cidade de Pombos realizou também o primeiro Festival do Estudante reunindo jovens da rede municipal de ensino em um dia de festa, com gincana realizada na quadra poliesportiva no Centro da cidade. A iniciativa levou centenas de estudantes de Pombos a resgatarem o sentimento de pertencimento à escola, promovendo cidadania e lazer gratuito com diversão e segurança. A festa foi animada pela Banda Vitoriense Laboratório 6 sob a promoção da Prefeitura, através das Secretarias de Educação e da Assistência Social, sob a coordenação das Diretorias de Turismo e Juventude.

Durante o Festival do Estudante, o Prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB) fez questão em destacar as ações desenvolvidas nas áreas do ensino profissionalizante. “Temos nos esforçado em prestar esse atendimento à mão de obra local, pois quando estudante muitas vezes eu precisei pegar carona para ter acesso e concluir meus estudos. Minha mãe foi professora e pude acompanhar de perto a educação pública. Agora, estamos concluindo cursos que profissionalizam a população jovem que precisa ter acesso ao primeiro emprego, mas também estamos gerando oportunidades para mulheres, agricultores, pessoas das regiões mais distantes do nosso Centro, muitas delas enquadradas nos critérios sociais desses programas”, externou o prefeito de Pombos.

primeiro Festival do Estudante de Pombos 2018

Dr. Marcos salienta que dos 375 Certificados entregues, há mais de 100 prontos àquelas outras turmas de Informática. “Para muitos gestores isso não é um investimento prioritário, no entanto vejo diferente, pois na medida em que formamos as pessoas elas se qualificam e quem sabe acabam sendo donas do seu próprio negócio, gerando renda para sua família e sua cidade”, pontuou.

A Prefeitura de Pombos destacou ainda que foi feito o Curso de Trilhas Ecológicas e a de Produção de Mel, estimulando o povo da área rural ao empreendedorismo e acesso ao conhecimento.

Segundo dados apresentados pela Prefeitura de Pombos em comparação com outras cidades com porte menor na região de Pombos, atualmente o Município vem se destacando no âmbito da qualificação profissional, sendo um dos maiores pólos de qualificação gratuita do Estado, apesar de contar com pouco mais de 25 mil habitantes.