• Ceclin
set 13, 2013 0 Comentário


60 municípios pernambucanos recebem máquinas do PAC2

600 mil pessoas, sendo 110 mil agricultores familiares, serão beneficiadas

Mais de 600 mil pessoas da zona rural de 60 municípios pernambucanos – sendo 110 mil agricultores familiares -, estão sendo beneficiadas com 61 equipamentos – três motoniveladoras, 19 caminhões-pipa e 39 caminhões-caçamba – adquiridos na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) com recursos da ordem de R$ 15 milhões. A convocação dos municípios beneficiados com a doação ocorreu nesta quinta-feira (12), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no bairro do Pina, no Recife, com a presença da secretária Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andréa Buto, e do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, que representou o governador Eduardo Campos.

Para Andréa Buto, a iniciativa é uma mudança na promoção do desenvolvimento do meio rural. “Com os equipamentos, os municípios poderão proporcionar um conjunto de serviços básicos para a população rural, a exemplo da mobilidade dos jovens que usam o ônibus escolar, que precisam do serviço de assistência à saúde como as ambulâncias, o abastecimento d´água por meio dos caminhões-pipa e o escoamento da produção familiar”, relatou a secretária, referido-se à recuperação de estradas vicinais, um dos serviços a serem executados com as máquinas.

Aldo Santos reforçou que a ação mostra a melhoria do tratamento do mundo rural. “Vemos isso na medida em que os municípios passam a ter recursos materiais para potencializar o desenvolvimento ao fortalecer a infraestrutura”, falou o secretário. Segundo o delegado do MDA em Pernambuco, Demétrius Fiorante, até o final dessa fase do Programa, início de 2014, um total de 770 equipamentos serão doados a 170 municípios pernambucanos, somando investimentos superiores a R$ 210 milhões“.

O diretor da Amupe, Evilásio Barbosa, disse que a maioria das prefeituras está em crise financeira e que a iniciativa descentraliza ações das esferas maiores – Estado e o Governo Federal -, ajudando os municípios. Na solenidade estavam presentes além de prefeitos dos municípios beneficiados, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Cesmape), o secretário de Agricultura de Jataúba, Izaias Monteiro, o deputado estadual Ricardo Costa, representantes da Amupe, o superintendente do Incra, Luís Aroldo, entre outros.

Lista de municípios beneficiados:

Dormentes

Exu

Flores

Floresta

Glória Do Goitá

Granito

Ibimirim

Iguaraci

Inajá

Ingazeira

Ipubi

Itacuruba

Itambé

Itapetim

Jatobá

Jupi

Jurema

Lagoa Do Ouro

Lagoa Grande

Lajedo

Limoeiro

Manari

Maraial

Mirandiba

Moreilândia

Orobó

Orocó

Ouricuri

Palmeirina

Panelas

Paranatama

Parnamirim

Passira

Pedra

Pesqueira

Petrolândia

Petrolina

Poção

Quixaba

Riacho Das Almas

Sairé

Salgueiro

Saloá

Sanharó

Santa Cruz Da Baixa Verde

Santa Cruz Do Capibaribe

Santa Filomena

Santa Maria Da Boa Vista

Santa Maria Do Cambucá

Santa Terezinha

São José Do Belmonte

São José do Egito

Serra Talhada

Serrita

Sertânia

Solidão

Tabira

Tacaratu

Trindade

Tuparetama

Verdejante.