• Ceclin
ago 03, 2017 0 Comentário


372 anos da vitória contra os holandeses são lembrados neste 03 de Agosto

372 anos Batalha Monte Tabocas - Foto A Voz da Vitória

Por Lissandro Nascimento 

O Monte das Tabocas, localizado no Município da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul pernambucana, foi palco, no dia 3 de agosto de 1645, da primeira batalha da campanha de expulsão dos holandeses de Pernambuco no século XVII. Os 372 anos desse episódio foram lembrados com atos cívicos, religiosos e festivos nesta quinta-feira feriado na cidade.

Logo no inicio da manhã, as Secretarias de Educação, e a de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Vitória prosseguiram com as tradicionais solenidades oficiais. Marcando o primeiro ano do governo de Aglailson Júnior (PSB), houve o hasteamento das Bandeiras na Praça 03 de Agosto, no Livramento, contando com a participação do TG 07/004 e da Banda Marcial do Colégio Municipal 03 de Agosto, bem como o seu coral infantil. O hasteamento abriu as atividades alusivas à data sob a condução do prefeito, do presidente da Câmara de Vereadores Edmilson Zacarias – Novo da Banca (PSD), e Jarbas Dourado – Secretário de Educação, acompanhados por autoridades políticas e militares, secretários e comunidade escolar.

Ao solene em 2017 marcou o primeiro ano do governo de Aglailson Júnior. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Ato solene em 2017 marcou o primeiro ano do governo de Aglailson Júnior. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Quem abriu as saudações oficiais do evento foi o Professor Pedro Humberto Ferrer, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGV). Ele destacou a essência patriótica da data, em face de que foi em Vitória o surgimento do sentimento nativista, da defesa da soberania nacional e que germinou os ideais democráticos. Em seu discurso, Ferrer pontuou as potencialidades históricas, turísticas e culturais de Vitória, no entanto, lamentou que a cidade tivesse perdido inúmeros atrativos ao longo do tempo. Ele saiu em defesa da requalificação do Monte das Tabocas, apelando às autoridades presentes atenção diferenciada ao Sítio Histórico, bem como ao compromisso de reacender o valor histórico das Ligas Camponesas em Galileia e o devido apreço ao museu local, sob a proteção do Instituto, situado na Rua Imperial, na Matriz de Santo Antão.

Pedro Ferrer 03.8.2017 - Foto A Voz da Vitória

Após o ato cívico, o dia transcorreu com a 39ª Corrida contando com cerca de 150 atletas que fizeram o percurso de 11 km até ao Monte das Tabocas. O atleta da cidade de São João (Agreste) – Carlos André Alves da Silva conquistou o primeiro lugar, por sua vez Lucas Nascimento do município de Ipojuca (RMR) ficou em segundo, já a conquista do terceiro lugar foi para Ronaldo Alfredo, residente em Vitória. Os três receberam premiações em dinheiro.

N. Sa. Nazaré - Monte Tabocas 2017 - Foto A Voz da VitóriaA tradicional Procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré (N. Sa. do Desterro), também saiu da Praça do Livramento até o Monte das Tabocas. A Santa juntamente com Santo Antão, serviram inclusive de inspiração para que os nativos alcançassem a vitória sob a batalha em 1645, fazendo com que no século passado se constituísse uma Capela no Monte das Tabocas, pelo qual é o local da tradicional Missa campal, que nesta edição foi celebrada pelo Monsenhor Maurício Diniz e o Pe. Rosivaldo Pontes.

Da comunidade de Água Branca também saiu, logo cedo da manhã, uma caminhada organizada pelo pároco Rosivaldo Pontes, que em sua segunda edição incentiva a consciência ecológica, aproveitando para levar os jovens a participarem do ato litúrgico no Sítio Histórico.

Alunos do CEMUV e da Escola Municipal Batalha das Tabocas se apresentaram logo após a celebração da Missa campal. À tarde, a Prefeitura ofereceu atrações culturais e apresentações artísticas para quem esteve presente no Monte neste feriado.

Instituto Histórico de Vitória de Sto. Antão PEATO SOLENE 

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão promoveu no Teatro Silogeu na noite dessa quarta (02), sessão solene comemorativa pela passagem dos 372 anos da Batalha do Monte das Tabocas.

Houve a palestra do Professor George Cabral, presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, o qual discorreu sobre o tema “Pernambuco e a História do Brasil: grandezas de uma terra de pioneirismos”.  Na oportunidade, novos sócios tomaram posse, a exemplo do Professor Sebastião Aquino e o vice-prefeito Saulo Albuquerque (SD). No local, foi aberta uma exposição em homenagem ao Exército Brasileiro, com o apoio do 4º Exército.