• Ceclin
mar 26, 2018 0 Comentário


26 de março: Dia Nacional do Gurgel

Uma pequena homenagem a um grande visionário

João_Amaral_Gurgel.jpegO dia 26 de março foi instituído como o Dia Nacional do Gurgel, em homenagem ao seu fundador, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, pois trata-se também do dia do aniversário seu de nascimento.

Em todo Brasil apaixonados, trilheiros e simpatizantes homenageiam este carro que, para muitos é motivo de alegria e orgulho.

O Clube do Gurgel da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, também faz essa homenagem, e em Julho fará a mais tradicional trilha da cidade, onde se reúne carros off-road de Vitória, cidades vizinhas e até de outros Estados, onde os apaixonados pela aventura fora da estrada já estão na expectativa da chegada da Trilha do Gurgel.

Um pouco de história

A Gurgel Motores S/A foi uma fabricante de automóveis brasileira, desenvolvidos pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com a proposta de produzir veículos 100% nacionais, o empresário montou em 1969 a fábrica de carros que levava o seu nome. A montadora produziu aproximadamente 30 mil veículos genuinamente brasileiros durante seus 27 anos de existência.

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel Desde sua juventude, sonhava em fazer um carro brasileiro, tanto que em sua formatura da Escola Politécnica de São Paulo, apresentou um pequeno veículo de dois cilindros, batizado Tião. Como projeto pedido foi um guindaste, quase é reprovado. Ouviu então de seu professor: “Carro não se fabrica, Gurgel, se compra”.

Uma particularidade:

Depois, bem depois de seu fechamento por falência, em abril de 2004, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos adquiriu a marca Gurgel, acreditem o seu novo proprietário pagou o valor de R$ 850,00. A atual Gurgel nada tem a ver com a antiga fábrica de automóveis e se trata de uma importadora que hoje tem em linha um triciclo rural e uma empilhadeira.