Ceclin
mar 14, 2012 0 Comentário


1º Encontro da Agricultura Familiar reuniu cerca de 300 agricultores em Gravatá

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural realizou ontem (13) o I Encontro da Agricultura Familiar. Cerca de 300 agricultores de associações e comunidades rurais participaram do evento para discutir as novas formas de investimentos, linhas de captação de recursos e também apresentar aos presentes os resultados obtidos pela Prefeitura de Gravatá no desenvolvimento socioeconômico rural. “O objetivo do encontro é mostrar aos gravataenses as ações que estão sendo realizadas na área rural. Com todos os programas de âmbito federal, estadual e municipal que são desenvolvidos para a melhoria de vida do homem do campo e da agricultura familiar”, disse o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aarãozito.

A Banda de Pífanos da Titara e um café da manhã deram início ao encontro que contou com a presença do Prefeito Ozano Brito, do Secretário Executivo da Agricultura Familiar, José Aldo, do Superintendente do Ministério da Agricultura Pecuária e abastecimento em Pernambuco, Denildo Pereira, da Secretária de Educação, Maria da Paz, o Gerente de Desenvolvimento Territorial, José Claudio, Representante do Pro Rural, Wallace Medeiros, do coordenador da Comissão da Produção Orgânica de Pernambuco (CPORG/PE), Vladimir Guimarães, Severino Inácio representando os agricultores do município, o representante da Companhia Nacional de Alimentos (CONAB), Valdir Ferreira, e também os representantes das instituições financeiras do Banco do Nordeste e Banco do Brasil. “Este encontro é uma forma de prestar contas a sociedade e aos produtores rurais. Também é uma forma de aprimorar e também atender as necessidades das pessoas que vivem no campo e dar a assistência necessária para todos”, disse o Prefeito Ozano.

“O município de Gravatá tem um histórico de agricultura familiar limpa e sem venenos. E Ozano e o secretário Aarãozito, têm apostado e incentivado esse tipo de agricultura. Que a cada dia avança e oferece a cada dia uma melhor qualidade de alimentos para a população da cidade e da região”, falou o Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos.

Foram apresentados os avanços e resultados dos projetos do ano de 2011 e a perspectiva para este ano de 2012. Entre os trabalhos apresentados estavam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Hora de Plantar, Água nas Cisternas, Caixa d’água comunitária, Produção Organica e Operação Pipa. A Palestra ministrada pelo Doutor Celerino Carriconde mostrou as conseqüências do uso de agrotóxicos para a gricultura e a saúde do homem e mulher do campo.

com informações da Assessoria.