• Ceclin
dez 03, 2018 0 Comentário


SINTEPE: Somar forças contra retrocessos em 2019

Bolsonaro posa para foto ao lado do assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton. Imagem: Divulgação

Bolsonaro posa para foto ao lado do assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton. Imagem: Divulgação

O alinhamento automático do presidente eleito do Brasil aos interesses dos EUA é vergonhoso. Não só porque seu clã político presta continência aos americanos ou vestem bonés de Donald Trump. Mas porque, desde já, aderiu a um projeto internacional que quer entregar nossas riquezas e destruir a soberania nacional, além de oferecer nossas escolas públicas como mercadoria para ampliação de lucros.

A Reforma do Ensino Médio e da BNCC para a Educação Básica foi o pontapé para esse ataque, que deverá recrudescer no próximo governo. Assim acreditam a Internacional da Educação (IE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil (FES Brasil), que já se preparam para resistir, como indicou o Seminário “Retrocessos e Consequências da Reforma do Ensino Médio e da BNCC para a Educação Básica no Brasil”.

As soluções simplistas e preguiçosas oferecidas na campanha eleitoral para resolver “tudo que está aí”, assim como a disseminação de mentiras nas redes sociais, buscam impor uma escalada de medo e militarização como prática desse novo governo. Também faz parte dessa estratégia o Projeto de Lei da Mordaça, que ataca nossa liberdade de cátedra e criminaliza a profissão de professor e professora. Uma verdadeira cortina de fumaça para encobrir planos muitos piores.

Onde ficam o movimento sindical e as entidades que lutam pela manutenção do Estado como provedor de educação de qualidade, libertadora e emancipadora?

Não vamos esmorecer diante de bravatas, nem nos intimidar na defesa da educação e dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Este será o nosso desafio. A educação liberta e será através dela que resistiremos.

 Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE