• FAMAM
  • Ceclin
mar 25, 2019 0 Comentário


SINTEPE: Contra a “Reforma” da Previdência

Sintepe previdência

O SINTEPE participou do Dia Nacional de Lutas em Defesa da Previdência Social com duas grandes atividades. A primeira, foi um debate promovido pelo Sindicato que lotou o auditório do G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Na oportunidade, nosso assessor jurídico Breno Coelho, esmiuçou as perversidades da Emenda Constitucional nº 06/2019, que promove um completo desmonte da Previdência Social, retirando seu caráter social, solidário e universal. Todo o conteúdo está disponível no Facebook do Sintepe.

No mesmo dia à tarde, trabalhadores e trabalhadoras em Educação foram às ruas junto a dezenas de outras categorias, para protestar contra os ataques ao futuro dos aposentados a aposentadas do Brasil. Para a Educação, as modificações propostas por Bolsonaro são particularmente perversas.

Começando pelo fato de desconsiderar o caráter especial de quem trabalha nesta área, como o desgaste físico e emocional, aumentando a idade mínima da aposentadoria para 60 anos para as professoras e professores. Mesmo assim, para receber o salário integral, somente quando contribuir por 40 anos. Com 30 anos de contribuição, os trabalhadores em Educação só terão direito a 80% da média do seu salário. Para analistas e técnicos administrativos, seguem as maldades, repetindo os ataques aos trabalhadores da iniciativa privada. Aumenta a idade mínima dos homens para 65 anos e das mulheres para 62 anos.

Nesse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aborda na Campanha da Fraternidade 2019 o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. Dessa forma, o Sintepe tem apoiado iniciativas que visam discutir o assunto. Assim, será realizada em Carpina, na Mata Norte pernambucana, precisamente no Salão Paroquial da Igreja de São José, uma Mesa de Interesse sobre o tema com a participação de Dom Limacedo Antonio e da deputada estadual Teresa Leitão. A data, 24 de março, às 15h.

PLENÁRIA dos/das Aposentados/as

Terça-feira, 26 de março, às 14h.

Local: Auditório da Fetape na Rua Gervásio Pires, nº 876, Santo Amaro – Recife.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE