• Ceclin
mar 19, 2018 0 Comentário


Sindsep-PE comemora aniversário com tarde de palestras voltadas à mulher

Niver_Sindsep

O  Sindsep-PE completa, nesta segunda-feira (19/03), 29 anos de luta em defesa dos interesses dos servidores públicos federais e da dignidade do cidadão. Em 19 de março de 1989, nascia um dos primeiros e, até hoje, mais importantes sindicatos gerais dos servidores federais do País. São quase três décadas de história e conquistas.

Para marcar a data e como o aniversário da entidade acontece no mês em que também é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08 de março), o Sindicato está organizando uma tarde de palestras e debates para seus filiados. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (22), a partir das 15h, também como forma de resgatar as antigas quintas culturais da entidade.

A primeira palestra terá como tema: Discriminação e Assédios Moral e Sexual contra as Mulheres. Ela será ministrada pela deputada estadual Teresa Leitão. Em seguida, o advogado Cláudio Ferreira falará sobre As Reformas Trabalhista e Previdenciária e seus impactos junto às trabalhadoras.

Nesses 29 anos de luta, o sindicato realizou e participou de diversas mobilizações em defesa da democracia brasileira e da melhoria da qualidade dos serviços públicos. Após integrarem a maior greve geral da história do Brasil, em 1989, durante o governo Sarney, os servidores federais conquistaram a Gratificação de Atividade Executiva (GAE) a seus proventos.

Já no governo Itamar Franco, também por meio de greve, conquistaram a recomposição salarial. A era FHC ficou marcada pelo achatamento dos salários, mas os federais garantiram, judicialmente, a incorporação dos 28,86% aos seus salários. Durante o governo Lula, os servidores tiveram suas maiores conquistas. Com avanços em negociações sobre diversos planos de carreiras e tabelas salariais, a categoria garantiu aumentos que, em alguns casos, foram de até 500% em seus salários.

“Mas a luta continua. Diante do momento conturbado pelo qual  estamos passando, precisamos voltar a nos unir e ocupar as ruas. Do contrário, irão acabar com o Brasil e com o serviço público”, alertou o coordenador geral do Sindsep, José Carlos Oliveira.

 

Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco – SINDSEP-PE.