• Ceclin
jul 09, 2018 0 Comentário


Sindsep-PE abre inscrição para Seminário Preparatório para Representante Sindical

coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos Oliveira

O Sindsep-PE dá início, nesta segunda-feira, dia 9 de julho, ao processo de formação para eleição de representantes sindicais de base. O ponta pé inicial será dado no Seminário Preparatório para Representantes Sindicais de Base, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de julho, no município de Salgueiro. O Seminário irá reunir servidores federais filiados ao Sindsep do Sertão do Estado que desejam ser eleitos como representantes de base. A eleição deverá ocorrer entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de setembro.

As inscrições para o Seminário estão abertas a partir desta segunda, dia 9. Os interessados devem se inscrever até o próximo dia 17 de julho, por meio do telefone (81) 3131-6350 – Ramal: 6369 ou celular (81) 99976-2837. Os funcionários da Secretaria de Formação, Joelson Passos e Sandro Rodrigues, serão os responsáveis pelas inscrições. Por se tratar de Organização por Local de Trabalho (OLT), é importante que os inscritos sejam servidores da ativa, o que não impede que aposentados que continuam atuando nos locais de trabalho também participem.

“Os representantes  sindicais de base são o elo entre a direção do sindicato e o servidor em seu local de trabalho. Ele assume um papel fundamental porque é no local de trabalho onde surgem todas as demandas. Um bom representante de base está sempre ouvindo seus colegas, coletando informações e repassando para a diretoria do sindicato. Assim como, repassando as decisões tomadas pela entidade para os trabalhadores”, destaca a diretora de Formação Político-sindical do Sindsep,  Elna Melo.

Inicialmente, o sindicato deverá eleger cerca de 60 representantes sindicais de base. Os eleitos irão integrar o Conselho Deliberativo do Sindicato, junto com os integrantes da direção administrativa, da direção executiva e do Núcleo de Aposentados e Pensionistas. “A ideia é construirmos, juntos, ações estratégicas que serão fundamentais para a união de todos os servidores em torno da nossa entidade. Com isso, seremos mais fortes para lutarmos em favor de nossas demandas e contra a retirada de nossos direitos”, observa o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos Oliveira (Foto).

O Sindicato irá realizar mais  outros dois seminários preparatórios antes da eleição dos representantes sindicais: um em Belo Jardim e o outro em Moreno. Com a realização dos três eventos, a ideia é alcançar representação dos servidores de todas as regiões do  interior do Estado (Sertão, Agreste, Região Metropolitana e Zona da Mata).

CUT Nacional em Recife

O Dia de Luta Contra o Golpe e em Defesa da Nossa Soberania irá reunir representantes de trabalhadores de seis Estados nordestinos neste 09 de julho, no Recife. A mobilização, realizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), contará com representantes da CUT e de diversos sindicatos filiados a entidade, da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O Sindsep-PE estará representado por seus diretores e servidores filiados.

Nesse dia, serão realizadas duas atividades. Pela manhã, a Plenária Nordeste II, a partir das 9h, na sede do Sindesprev. No período da tarde, a partir das 15h, ocorrerá a Assembleia Lula Livre, com os movimentos sociais e população em geral, na praça da Independência.

O objetivo é reunir os trabalhadores para analisar a conjuntura atual e acumular forças contra o golpe e em defesa da democracia, o que passa pela necessidade de se intensificar a campanha pela liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Também será realizado um debate sobre a Plataforma da CUT para as Eleições – documento que será entregue aos candidatos do campo da esquerda às eleições de outubro -, e uma preparação para o Dia Nacional do Basta – dia de paralisação nacional contra o golpe, que será realizado no próximo 10 de agosto.

Haverá ainda o lançamento da Marcha Lula Livre do MST-PE. A Marcha terá início no dia 16 de julho, no município de Bezerros, reunindo trabalhadores rurais do Agreste e Sertão de Pernambuco, que sairão em caminhada até o Recife, com chegada no dia 20 de julho.

Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco – SINDSEP-PE