• Mata Sul
  • Ceclin
nov 13, 2017 0 Comentário


Serafim Lemos assume presidência da Academia Vitoriense de Letras

Instituição que congrega a intelectualidade local segue sob o comando de Serafim Lemos. Fotos: Cortesia do Blog de Cristiano Pilako

Instituição que congrega a intelectualidade local segue sob o comando de Serafim Lemos. Fotos: Cortesia do Blog de Cristiano Pilako

A Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) celebrou na noite do último sábado (11/11), no Teatro Silogeu, em Vitória de Santo Antão, seus doze anos de fundação sob a iniciativa do saudoso escritor e artista José Severino de Militão (Melchisedec), bem como a posse de sua nova direção para o biênio 2018-2019.

Serafim LemosApós dois mandatos consecutivos a escritora Maria Lúcia Martins da Silva passou o comando da instituição para o também escritor e professor Serafim Lemos do Nascimento, que contará como vice-presidente Zózimo Alves, conhecido por interpretar inúmeras vezes o papel de Jesus Cristo durante a Paixão na Matriz de Santo Antão. A mais recente obra literária publicada por Serafim Lemos foi “A revolução de 1964 e a história do Engenho Galileia”.

A noite de comemorações marcou também a posse de novos sócios efetivos, a exemplo do radialista José Sebastian, o Contador Gilvan Leonel, além dos Professores Hiram Gomes e Claiton Santiago. A Dra. Leila Maria Vieira Medeiros foi empossada como acadêmica ocupando a Cadeira 14 que detém como Patrono o Sr. José Bonifácio de Holanda Cavalcanti.

A posse no último sábado da  AVLAC reuniu acadêmicos, sócios, autoridades, intelectuais e convidados, a exemplo do vice-prefeito Dr. Saulo Albuquerque (SD), Novo da Banca – presidente da Câmara Municipal, e o Secretário Municipal de Educação Jarbas Dourado. Na solenidade, dois novos patronos foram homologados pela instituição: Padre Renato Cavalcanti (In memória) e o Pastor  da Igreja Presbiteriana local. A solenidade ainda contou com música orquestrada pela Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto e também com coquetel para o público presente.

 AVLAC sócios 2017