• Mata Sul
  • Ceclin
jan 19, 2018 0 Comentário


Sai na Marra, Barrigas D’Água e Virgens atiçam as prévias carnavalescas em Vitória

Troça Carnavalesca Sai na Marra em Vitória PE

Neste sábado, prévias da Tabocas FM e Sai na Marra, ainda no domingo com Barrigas D’Água agitam os dias que antecedem a folia vitoriense 

Por Lissandro Nascimento 

O mês de janeiro apressa os passos para os foliões, tendo em vista que a gente acabou de respirar o período natalino e já é carnaval, sobretudo na Terra das Tabocas após a abertura da prévia da Troça ÉTesão & ÉTesuda e recentemente a 7ª Feijoada da ABTV que oficializou a folia de Momo em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana.

Troça Carnavalesca Sai na MarraEm Vitória, a manifestação popular se revela na Troça Carnavalesca Sai na Marra, que desde 2010 foi formada por um grupo de amigos no Bairro do Livramento, quando a troça mantém sua singularidade em juntar a comunidade que mora nas proximidades do Cemitério São Sebastião e do Centro Hospitalar Santa Maria. Para isso, realiza sua prévia neste sábado, dia 20 de janeiro, às 20h, junto com a Troça Jegue de Tróia, saindo com a Orquestra Ciclone na Av. Agamenon Magalhães, desfilando pelo corredor da folia. Sua saída oficial acontece na segunda-feira de Carnaval, 12 de fevereiro, com concentração festiva no Restaurante Gamela de Ouro, Centro de Vitória.

Logo cedo, às 11 horas do sábado, acontece mais uma edição das prévias promovidas pela Rádio Tabocas FM (98,5) aberto ao público na Cascatinha do Daniel, no Bairro Universitário. Vão se apresentar Ao Vivo a Orquestra Avalovara, Banda Tá de Boa & convidados.

Ainda neste sábado (20/01), a noite na cidade vai inspirar diversos ritmos começando com o Bloco 100 Noção, que se concentra com orquestra de frevo e também muito pagode na Praça da Matriz Dom Luiz de Brito, a partir das 19h. Já na periferia de Vitória, na grande Lídia Queiroz, a Rua C será tomada com a prévia do Bloco “Os Badalados”, com concentração a partir das 20h. ao som de ‘paredão’.

Barrigas D'ÁguaEnquanto isso no domingo (21/01), o agito pré-carnavalesco tem sua certeza com a agremiação “Os Barriga D’Água”, defronte ao Bar do João, a partir das 11h. no Bairro Lídia Queiroz, sob o clima da Orquestra A Venenosa. Empolgado com a folia, a diretoria marcou também uma segunda prévia no dia 28 de janeiro, às 11h, na Cascatinha do Daniel, no Bairro Universitário.

Os Barrigas D’Água na passagem dos seus 16 anos de fundação, sempre garantiu recordes de público pelas ruas da cidade na semana pré-carnavalesca e o esquenta neste domingo promete muito frevo na sua saída oficial marcada para o dia 04 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval, ao meio-dia, tendo como ponto de encontro o Sítio do Meio, na grande Lídia Queiroz. A novidade nesta edição é que a Troça não está vendendo Kit. O folião estará livre na concentração para compartilhar da suculenta Feijoada e uma mesa com bebidas e frutas que será liberada aos que estiverem na saída da agremiação. Os diretores avisam que quem ainda tiver antigos abadás do Barriga se vistam com eles a fim de participar da festa. Em 2018, a homenageada será Dona Xôxa do Sítio do Meio, uma das foliões que ajudou a fundar a Troça.

Ainda no domingo (21), na Rua Adelino de Andrade, também no Lídia Queiroz, será palco para a prévia do Bloco “Ricos por 01 dia”, onde deve rolar o genuíno pagode, a partir das 11h.

Virgens de Glória do GoitáNessas duas semanas que antecedem o Carnaval 2018, o desfile está garantido para As Virgens da Vitória que finalmente deu conhecimento que vai fazer sua 35ª edição. A cantora vitoriense Joelma Mota vai comandar a folia das “damas formosas” junto com o cantor Billy Show. O bloco confirma sua saída no dia 03 de fevereiro, da Praça da Matriz, às 21h, quando os abadás ou crachás, para quem desfilar com fantasia, custam R$ 20,00.

Ainda se encontra incerto a saída do Clube A Zebra e a Troça o Galo do Cajá, que vem anunciando falta de apoio para garantir os seus desfiles na folia vitoriense, porém alguns atores políticos já se pronunciam em colaborar para seus desfiles, esperando que possam ter o apoio necessário; sem esquecer-se de abolir o proselitismo político que envergonha o Carnaval de Vitória.

geraldinho_0Em meio a ajuste de percurso de sua identidade cultural se encontra o Bloco A Girafa que recentemente confirmou suas atrações para os três dias no corredor da folia do Carnaval 2018, inclusive com Open Bar de produtos da Pitú. A Banda Asas da América vai agitar no domingo e na segunda de Carnaval, enquanto na terça, o desfile vai ser comandado por Geraldinho Lins, com caboclinho, axé e frevo, reproduzindo o que o artista já faz no Galo da Madrugada.

Nos dias 20 e 21 de janeiro, mais uma vez, acontecerá o Amparo Fest, na área urbana de Vitória. O encontro dançante tem por objetivo levar alegria e animação às localidades que circundam o Bairro do Amparo, procurando também “esquentar” o Carnaval 2018 com artistas da terra. Passarão pelo palco na noite do sábado (20) Roberto Voice, Forrozão Raylux e Pedro Henrique & Gustavo.  Já no domingo (21) Robinho Show, Fábio Estylizado e Luis Carlos Ousadia, farão a festa com acesso livre ao público.

Enquanto isso, no dia 26 de janeiro, a cidade contará com a prévia do Bloco Os Depravados, sob animação da Orquestra Ciclone,  na Praça da Matriz, a partir das 20h.

Para marcar também as semanas que antecedem a folia momesca, Vitória vai receber o II Baile Carnavalesco Infantil Lulu Kids. O Lulu Kids vem mais uma vez com o concurso de fantasia, uma super estrutura, segurança e diversão para toda a criançada e não poderia faltar muito algodão doce, pipoca, picolé, muitos brindes, frevo e música bacana, com todos os participantes fantasiados. A Turma da Lulu Festas, Trupe do Sorriso e Risadinha, a Orquestra A Venenosa e a Banda Som da Alegria, estão confirmados no dia 28 de janeiro às 15h, no Clube O CISNE, no Bairro do Cajá. Ingressos promocionais no valor de R$ 10,00 individual.