• Ceclin
ago 21, 2018 0 Comentário


Quilombola e sertaneja de Conceição das Crioulas, Givânia Maria será 2ª suplente de Humberto

foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Givânia foi criada no quilombo de Salgueiro. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador e candidato à reeleição pela Frente Popular, Humberto Costa (PT), terá como 2ª suplente a sertaneja Givânia Maria (PT), quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, no Sertão pernambucano.

No governo Lula, Givânia exerceu a Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais (Subcom), na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com o objetivo de gerir a política de promoção da igualdade racial em todo o País, com base na sua experiência na área.

Givânia foi a primeira diretora da Escola Professor José Mendes, criada no quilombo de Salgueiro. Ela também é mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação, pela Universidade de Brasília, com concentração na área de relações raciais.

Uma das fundadoras da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Givânia é uma das principais representantes das comunidades tradicionais de quilombos. Ela vai trazer a força da mulher sertaneja para a chapa do senador Humberto Costa.