• FAMAM
  • Ceclin
dez 04, 2008 7 Comentários


Prefeitos eleitos participam de Fórum da bacia do Tapacurá

Foi realizada nesta quarta-feira – dia 3 de dezembro – a 11ª edição do Fórum pela Vida do Tapacurá, no VIVER HOTEL FAZENDA, em Bonança, Moreno. Sob a coordenação da Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE).

O Fórum é uma das realizações do Projeto Reflorestágua, desenvolvido pela ONG nos seis municípios da Bacia do Tapacurá (Moreno, São Lourenço da Mata, Pombos, Vitória de Santo Antão, Gravatá e Chã Grande), com patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental. De acordo com o Presidente da SNE – Marcelo Messel, a bacia do Tapacurá sofreu degradações por muitos anos, esgotos despejados sem tratamento, resíduos de agrotóxicos, extração de areia de modo irregular e sem falar que matadouros públicos e casa de farinha jogam os seus dejetos diretamente no rio e seus afluentes, sem nenhuma preocupação com o meio ambiente.

Com o objetivo de proteger o Tapacurá e seus afluentes em 2005 foi criado o projeto Reflorestágua que conta com a participação da sociedade civil e entidades ligadas ao meio ambiente que se dedicam a monitorar a qualidade das águas pesquisando meios para sanar o problema ambiental.
Desenvolvendo projetos junto a comunidade ribeirinha este ajudou cidades a desenvolver sistema de esgoto e tratamento de água, possibilitando tanto a qualidade de vida das comunidades quanto ajudando na proteção do rio.


A reunião contou com a presença de prefeitos eleitos e Secretários de Meio Ambiente das cidades envolvidas no projeto que prometeram abraçar a causa e desenvolver projetos sócio educativos para a população se informar e fazer também a sua parte. Registra-se as presenças do vice-prefeito eleito da Vitória de Sto. Antão – Henrique Filho e a prefeita eleita de Pombos – Jane Povão (ambos do PR).

Durante as palestras foi feito um balanço das ações específicas para a proteção do rio e foi constatado que já houve melhoras em alguns trechos nas qualidades das águas, pouca, porém o suficiente para que surjam esperanças e mais força para trabalhar em prol de tão nobre causa.

LEIA MAIS:

Ecologia Fórum debate soluções para revitalização do rio Tapacurá




por Orlando Leite e Genilda Alves,
enviados especiais.