• São João 2018
  • Ceclin
mar 12, 2018 0 Comentário


Prefeito de Moreno envia sugestões a Jungmann para o combate à violência no País

Vavá RufinoO prefeito do Moreno, Vavá Rufino (PTB), encaminhou ao ministro, através de ofício, uma série de sugestões para o combate a violência no Brasil.

Segundo ele, os planos antiviolência colocados em prática nas últimas décadas não têm produzido resultados positivos no País. Por isso, ele propõe um diálogo com a Academia, cientistas sociais, representantes de universidades e lideranças da sociedade civil para “pensar” a segurança pública a partir de uma visão moderna e eficaz.

“Esse trabalho deve ser liderado pelo novo Ministério da Segurança Pública”, explicou o prefeito.

A criação de um Sistema Único de Ordem Pública e Segurança Cidadã foi uma das sugestões dadas por ele ao ministro envolvendo os governos federal, estaduais e municipais. Segundo o prefeito, não se faz segurança pública sem as polícias, mas também não se faz essa prestação de serviços somente com elas. “É imprescindível a participação efetiva da sociedade civil nos programas e ações voltados à Ordem Pública, e, aí, somente os municípios têm a capacidade de articular e mobilizar os vários segmentos da sociedade organizada, tais como agentes públicos, religiosos, comunitários, empresariais e a população em geral”, afirmou.

A implantação de um “plano político-pedagógico” para capacitação de lideranças sociais pode, segundo o prefeito, produzir resultados que contribuem para os quatro elementos básicos da ordem pública: dignidade da vida humana, segurança, tranquilidade e salubridade pública. “Comissões e conselhos comunitários de ordem pública e segurança cidadã exercem um importante papel na redução dos índices de violência e na construção de uma cultura de paz”, disse o prefeito.

As sugestões enviadas por ele ao ministro coincidem com o momento em Moreno está executando um programa que vem apresentando resultados positivos na redução da violência no município.

“O programa ‘Moreno em Ordem’ foi pensado com o objetivo de promover o protagonismo do município em questões referentes à ordem pública. Estamos promovendo uma ampla interação com a comunidade, por meio da formação de comissões e conselhos, dando voz a sociedade, e isso tem dado bons frutos”, garantiu o prefeito.

Blog Inaldo Sampaio