Perfil

LissandroTurismólogo, Blogueiro, Professor Universitário e militante social, Lissandro Nascimento é editor do Blog A Voz da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. Sua atuação política começou com as atividades no movimento político e social desde os 15 anos de idade, participando do movimento popular na elaboração da Lei Orgânica do Município da Vitória de Santo Antão, em 1990, quando defendeu com o Movimento Estudantil que ajudou a fundar na cidade, o reconhecimento do Dia do Estudante (11 de agosto), o Conselho Escolar e as Eleições Diretas para Diretor de Escola. Sofreu perseguição política quando estudou no Colégio Municipal 3 de Agosto, em 1991. Foi coordenador do Comitê Fora Collor na cidade, em 1992. Autor da redação da Lei Municipal da Meia-passagem nos ônibus e foi o primeiro cidadão vitoriense a usar a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores em março de 1993.

Fundador na década de 1990, dos Grêmios Livres das Escolas Dias Cardoso, Pedro Ribeiro, Amélia Coelho, IFPE (antiga Agrotécnica) e Polivalente J. J. Silva Filho. Fundou a União da Juventude Socialista (UJS) e o PCdoB em Vitória. Acompanhou a criação do Sindicato dos Servidores Estadual e Municipal, de grupos jovens cristãos, de associações comunitárias, do movimento artístico e cultural. Voz presente nos últimos e principais eventos da vida política vitoriense, denunciando irregularidades e cobrando melhores condições de vida para a sociedade. Articulista defensor da construção de uma terceira via política em Vitória.

Naquela década, atuou por dois anos como assessor parlamentar na Câmara de Vereadores do Recife. Desde cedo, Lissandro começou suas atividades laborais, ora ajudando seu pai (conhecido Barbeiro na cidade), ora trabalhando desde como vendedor de panelas até como operador de gráfica e faturista hospitalar no Grande Recife. Depois, foi um dos primeiros funcionários da Clínica do Rim de Vitória de Santo Antão, contratado por sete anos.

Primeiro presidente reeleito do DCE/FACOL, em 2005, participou à época dos principais fóruns de discussão no movimento universitário pernambucano, sendo representante de Pernambuco da Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG). Ajudou a coordenar todas as campanhas do ex-presidente Lula na região, e prestou assessoria em marketing político na campanha vitoriosa de dois prefeitos da Zona da Mata, além de coordenar o Fórum da Revisão da Lei Orgânica de Vitória com trinta entidades do Município em 2007. Ainda em 2007, sua Monografia acadêmica abordando as Políticas de Turismo no Brasil foi escolhida entre as 15 melhores do País pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo qual teve a oportunidade de prestar palestras a gestores públicos e universidades em dezenas de cidades brasileiras, recebendo o reconhecimento da EMPETUR pela sua contribuição à atividade turística.

Lissandro foi Diretor de Turismo da Prefeitura de Vitória em 2009, sendo um dos formatadores do calendário dos principais eventos na cidade e de seu inventário turístico, além de ter sido coordenador da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Vitória. Também foi membro do COMDICA.  Atuou por cinco anos como Professor na FACOL, bem como na Rádio Tabocas FM apresentando o Programa de notícias A VOZ DA VITORIA, referência à época, em audiência na cidade. Foi Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Vitória em 2013, inserindo o Legislativo na era digital, articulando as primeiras audiências públicas e ajudou a lançar o primeiro jornal impresso daquele Poder.

Atua como Mestre de Cerimônia em diversos eventos no Estado. Ministra aulas na rede SENAC/PE. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória. Carnavalesco, faz parte da diretoria fundadora da Troça Companhia dos Monges em Folia. É o presidente fundador da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABlogPE), a primeira entidade do gênero no País, sendo atualmente um de seus diretores. Foi o primeiro Blogueiro pernambucano a ter assento na Comissão Nacional da Blogosfera.

Pós-graduado em Gestão de Pessoas, bem como Especialista em Políticas de Turismo, atualmente coordena o único Blog na Zona da Mata do Estado que detém a marca de 12 milhões de acessos, permitindo que o seu conteúdo fizesse parte oficialmente do Livro da História de Vitória de Santo Antão, lançado em 2010. Seu Blog detém consecutivas premiações de liderança, além de Vitória, nas cidades de Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Pombos. Em 2017, o veículo foi premiado pela ABlogPE na categoria “Expressão Digital”.

  • Fatima Contábil


Repercutiu

Links


Arquivos