• FAMAM
  • Ceclin
abr 12, 2019 0 Comentário


Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa abre inscrições

A 6º edição terá como tema 'O lugar onde vivo'. Imagem: Pixabay

A 6º edição terá como tema ‘O lugar onde vivo’. Imagem: Pixabay

Com o tema “O lugar onde vivo”, a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2019 abre inscrições para estudantes de escolas públicas estaduais e municipais, que estejam do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.  A participação é gratuita e a inscrições vão até 30 de abril, devendo ser realizadas pelos professores dos alunos.

É necessário que os professores só façam as inscrições se as secretarias de Educação, as quais as escolas estão vinculadas estejam devidamente cadastradas no portal do projeto Escrevendo o Futuro. A homenageada este ano será a escritora mineira Conceição Evaristo, autora de livros como “Olhos D’agua”, “Becos da memória” e “Poemas da recordação e outros movimentos”.

A Olimpíada terá 05 gêneros literários que serão trabalhados pelos participantes:

Poema: 5º ano

Memórias Literárias: 6º e 7º anos

Crônica: 8º e 9º anos

Documentário: 1º e 2º anos do ensino médio

Artigo de Opinião: 3º ano do ensino médio

Todos os trabalhos exigidos na competição devem ser feitos por alunos e professores. A premiação será realizada da seguinte forma: 569 estudantes e 443 professores serão selecionados na etapa municipal.

A segunda etapa é a regional que terá cinco encontros (um para cada categoria da competição), quando serão escolhidos 173 alunos e 135 educadores para a final.

A última etapa será realizada em dezembro, quando serão divulgados os 32 estudantes vencedores.  Os alunos ganhadores receberão como prêmio viagens culturais e acervo literário para as bibliotecas de suas escolas, enquanto os professores terão imersão pedagógica internacional. Para mais informações, acesse o site da Olimpíada.