• Projeção Quermesse

Vitória celebra a 387ª Festa de Santo Antão

Vitória de Santo Antão celebra as comemorações de seu Padroeiro no próximo dia 17 de janeiro (feriado municipal). A Paróquia de Santo Antão começou no último domingo (08) sua programação religiosa que deve encerrar com a Procissão no dia 17, marcando os 387 anos de uma das mais antigas procissões do interior nordestino.

O Tema escolhido para este ano foi: “Assumindo com vigor nossa paroquialidade, vivamos o mandato que recebemos no Batismo e na Crisma, quando fomos chamados e enviados para a missão”.  Além da parte religiosa que abriu com o hasteamento das bandeiras do Padroeiro e de São Sebastião no pátio da Igreja, todas as noites a partir das 19h. acontecem as celebrações eucarísticas organizadas pelas comunidades e celebradas por Padres convidados de outras paróquias da região, além de já está definida as atrações culturais durante o evento.

Para o dia 17 de janeiro haverá às 10h a Concelebração Eucarística presidida por Dom Antônio Fernando Saburido OSB, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.

Já a tricentenária Procissão está marcada para às 16h com as imagens de Sto. Antão e São Sebastião. A procissão será presidida por Dom Felipe José Cláudio da Silva, Abade do Mosteiro de São Bento, em Olinda. Encerrando com uma especial celebração no calçadão da Matriz no início da noite, coordenado pelo Pároco da Matriz – Mons. Renato da Cunha Cavalcanti.

Na véspera do feriado (16), a Prefeitura de Vitória cuidará da parte profana da festa trazendo as Bandas Arreio de Ouro e o Forró do Muído. O evento acontece à noite na Praça Duque de Caxias, Centro da cidade.

Santo Antão - Nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida Santa que só Cristo podia lhe dar. Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã. Ao entrar numa igreja, ele ouviu a proclamação da Palavra e se colocou no lugar daquele jovem rico, o qual Cristo chamava para deixar tudo e segui-Lo na radicalidade. Antão vendeu parte de seus bens, garantiu a formação de sua irmã, a qual entrou para uma vida religiosa.

Para saber mais sobre Santo Antão Clique Aqui

 




Comentários

3 ideias sobre “Vitória celebra a 387ª Festa de Santo Antão

    • Acredito que Santo Antão ficaria satisfeito sem a Festa Profana e a prefeitura gastasse o dinheiro da mesma em coisas de mais proveito para o Munícipio .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>