• Projeção Quermesse

Desvendando a Barragem de Jucazinho‏

por Edvaldo Carvalho,
de Limoeiro.


No sábado (07) resolvi fazer algo diferente e mostrar a população o que ela não conhece, a tão comentada barragem que tanto gera medo e desconfiança da maioria dos que se estabelecem às margens do Rio Capibaribe.

Minha viagem começa pela PE 90 sentido Surubim, logo após chegar na cidade vaquejada, entro de interior à dentro. Chegando no povoado de “Mimoso” recebo a primeira notícia triste, a estrada está sem acesso, pois as águas levaram a passagem molhada da localidade; conversando com ribeirinhos mim passam um outro possível percurso que juntamente com o auxílio de um guia mototaxista, nos conduz ao nosso objetivo.

Após 6km de muita lama, estradas danificadas, e açudes estourados; outros fazem parte a nossa companhia, uma unidade móvel da CELPE, que iria reestabelecer a energia elétrica em parte da barragem.
Chegando na Barragem podemos desfrutar do tão paredão amedrontador com seu enorme volume de água represada, onde a mesma estava sangrando mas parecendo com belo véu de noiva.

Apreveitamos e conversamos com os moradores que falaram do descaso ali sofrido onde a mais de oito anos a barragem não passa por manutenção, além das passagem molhadas levadas pelas águas; os moradores sofrem sem ter como se locomover já que por ali só a pé, onde foi comprovado por mim que até de moto de trilha não tive condições de retornar por Salgadinho, não tive qualquer problema em ter acesso a barragem, pois é totalmente sem vigilância, animais soltos e acesso livre a todos; constatei que nas laterais da barragem havia deslizamento da barreira, caso este em que as autoridades competentes devem ficar em alerta.

Segundo o morador Sr. José, a barragem possui uma tubulação lateral para jorrar água nos tempos de seca no Rio Capibaribe e manter o nível baixo a espera do inverno, mas que este sistema está quebrado a quase oito anos, assim quando chega o inverno as águas se defrontam com a barragem em sua capacidade de +/- 85% , não sendo eficaz totalmente em conter as águas.


por Edvaldo Carvalho (Repórter Fotográfico) e
Vídeo Reportagem de Jairo Vasconcelos (Repórter da Cultural FM 96.3).




Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>