• Faintvisa

  • Ceclin

386ª Festa do Padroeiro Santo Antão

por Lissandro Nascimento

Vitória de Santo Antão celebra as comemorações de seu Padroeiro no próximo dia 17 de janeiro (feriado municipal). A Paróquia de Santo Antão começa neste sábado (08) sua programação religiosa que deve encerrar com a Procissão no dia 17, marcando os 386 anos de uma das mais antigas procissões do interior nordestino. O Tema escolhido para este ano foi: “A exemplo de Santo Antão, sejamos missionários e autênticos seguidores de Jesus”.

Além da parte religiosa que abre com o hasteamento das bandeiras do Padroeiro e de São Sebastião no pátio da Igreja, todas as noites a partir das 19h. acontecerão as celebrações eucarísticas organizadas pelas comunidades e celebradas por Padres convidados de outras paróquias da região, além de já está definida as atrações culturais durante o evento.
Para o dia 17 de janeiro haverá às 10 horas a Concelebração Eurarística presidida Dom Felipe José Cláudio da Silva, Abade do Mosteiro de São Bento, em Olinda.

Já a tricentenária Procissão está marcada para às 16 horas com as imagens de Sto. Antão e São Sebastião. A procissão será conduzida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife. E, encerrando com uma especial celebração no Calçadão da Matriz no início da noite, coordenado pelo Pároco da Matriz – Pe. Renato da Cunha Cavalcanti.

SANTO ANTÃO


Pai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida santa que só Cristo podia lhe dar.

Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã.
Ao entrar numa igreja, ele ouviu a proclamação da Palavra e se colocou no lugar daquele jovem rico, o qual Cristo chamava para deixar tudo e segui-Lo na radicalidade. Antão vendeu parte de seus bens, garantiu a formação de sua irmã, a qual entrou para uma vida religiosa e passou um vasto período recluso.

Eventos Culturais durante o Novenário no Calçadão da Matriz:

Na Barraca

Dia 08 – Nordestinos do Forró
Dia 09 – Quinteto Dourado
Dia 14 – João Caverna e Edilma
Dia 15 – Arquivo do Brega e Vava do Acordeom
Dia 16 – Augusto Cezar e Ricardo Rico
Dia 17 – Vilma de Gravatá

No Calçadão

Dia 09 – Grupo folclórico “Perna de Pau”
Dia 11 – Pastoril “Lírio do Deserto” (GDL)
Dia 14 – Nossa Gente, Nossa Cara (GDL)


por Lissandro Nascimento.





Comentários

2 ideias sobre “386ª Festa do Padroeiro Santo Antão

  1. Não sou tradicionalista, mas uma festa de cunho religioso, com uma "programação cultural" que pouco tem haver com os festejos religiosos… num sei não.

  2. Comentario besta vai procurar o que fazer, brincar de mexer com seus computadores e crescer na vida. Não tem nada a ver com sua crença que eu sei, vai falar com o Velho Chico, quem sabe ele fala contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>