• Ceclin
ago 24, 2009 2 Comentários


Mulheres tiram dúvidas com o Dr. Stevam Rios na Mesa Redonda

No Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Rádio Tabocas FM (98,5) da sexta-feira (21) a Mesa Redonda abordou sobre a “Saúde da Mulher e Gravidez de Risco”, ao qual contamos com a presença do Dr. Stevam Rios, representante do Consultório Médico CECLIN, localizado na Rua Melo Verçosa, 306 – Centro da Vitória de Santo Antão. Médico Ginecologista e Obstetra, especializado em Colposcopia e Citopatologia.

Referência em assistência médica especializada na região da Vitória de Santo Antão, tanto na vida profissional e como cidadão, é impossível não falar em Dr. Stevam Rios sem lembrar o nascimento das quadrigêmeas em nosso Município.

Segundo o médico que acompanhou todo o processo de gravidez e ainda fez o parto, este se tornou parte influente na vida destas quatro meninas, o qual o nascimento das mesmas foi um fato histórico para Vitória e Pernambuco, pois esse foi o primeiro caso de quadrigêmeas univitelinas concebidas e nascidas por meios naturais.
(Click aqui e veja a
Matéria Original).

Indagado por Lissandro Nascimento sobre as evoluções de acompanhamento na gravidez, Dr. Stevam Rios afirmou que a evolução foi benéfica a todas e que até 1992 não havia sequer Laboratórios e clínicas especializadas em gravidez de alto risco; até os equipamentos de ultra som não ofereciam as tecnologias adequadas a um bom diagnóstico, pontuou.

“Antigamente para verificar se a criança estava pronta para nascer fazíamos uma punção retirando líquido amniótico para fazer exames, hoje temos máquinas de ultra som modernas em que conseguimos acompanhar o desenvolvimento do feto sem causar transtornos ou desconforto para a gestante”, frisou.
A inauguração de Centros de Referência no Estado com UTI neonatal, como o do Hospital das Clínicas Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, IMIP e o Cisan, em que o renomado médico chefia a Enfermaria de gravidez de alto risco. “Isso tudo é um grande avanço que fortalece a medicina na área de gravidez de alto risco”, sinalizou.

O Dr. Stevam Rios esclareceu que o momento ideal para se começar um pré-natal é quando a mulher decide engravidar, fazendo a profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis (DST`s) e relacionadas ao câncer de colo de útero e HPV, bem como outras que possam interferir na saúde dela e da criança que vem a nascer; completando também, ele se lembrou do controle da diabetes e doenças cardiovasculares.

Explicou sobre os procedimentos que a mulher precisa ter a partir do momento em que ela engravida, iniciando os exames de pré-natal em um Posto de Saúde do bairro e caso se detecte algum problema do qual coloque em risco a sua saúde, ela terá que ser encaminhada para uma unidade especializada em gravidez de alto risco.

O Dr. Stevam Rios esclareceu diversos aspectos da tônica ginecológica, abordou sobre os inúmeros tipos de vírus que ocasionam desconfortos na genitália feminina, sobre a questão da esterilidade, sobre o uso correto de anticoncepcionais e suas dosagens, menstruação, TPM e prevenção e cuidados a serem tomados pelo casal.
Explicou sobre os procedimentos que a mulher precisa se ater para evitar a aceleração de uma doença genital que poderia ter sido debelada. Respondeu algumas perguntas dos ouvintes masculinos com relação à tabelinha da gravidez e relações sexuais nesta fase, bem como dúvidas freqüentes que surgem no anedotismo popular. O médico deixou claro que parte delas são tabus culturais que precisam ser esclarecidos.

Questionado por uma das ouvintes, o médico fez uma rápida descrição sobre como se inicia um processo de pré eclampsia (doença que geralmente ocorre em mulheres que estão na sua primeira gravidez, causando perda de proteínas pela urina, aumento excessivo da pressão arterial, provocando assim espasmos e convulsões, podendo levar a paciente a óbito). Finalizando, Dr. Stevam Rios alertou que mesmo que uma paciente desenvolva um processo de pré-eclampsia durante a gestação, não é motivo para desespero bastando que a paciente faça todos os exames necessários, tenha o devido repouso e seja bem acompanhada por seu obstetra, colocando que ela terá uma gravidez segura.

Mais uma vez a Mesa Redonda foi proveitosa, pelo qual a comunidade participou de todas as formas, onde tanto homens e mulheres ligaram fazendo perguntas e se aconselhando com o conceituado médico, o qual se prontificou a participar tantas vezes seja necessário, “porque este tipo de iniciativa conduz uma produtiva troca de informações com a comunidade, do qual o seu programa, Lissandro, faz tão bem”, finalizou.

SERVIÇO:

Dr. Stevam Rios,
CECLIN (Centro Clínico da Vitória) – Rua Melo Verçosa – 306 – Matriz, Vitória de Santo Antão.
Fones: 3523.2874 / 3523.6996.

Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Jáder Siqueira, Orlando Leite e Cláudio Gomes.
Equipe: Felipe França, Berg Araújo, Gilberto Júnior, Genilda Alves.