• Ceclin
abr 12, 2009 1 Comentário


Morre o ex-governador Carlos Wilson

Equipe da Folha Digital

O ex-governador de Pernambuco e deputado federal Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos (PT-PE), de 59 anos, faleceu na noite deste sábado (11). O deputado estava internado há algumas semanas no Hospital Santa Joana, no Recife, por conta do agravamento do estado de saúde causado por um câncer, detectado há cerca de cinco anos. O velório do ex-governador está acontecendo no Palácio do Campo das Princesas. O enterro será às 16h, no cemitério Morada da Paz.

O recifense Cali, como era conhecido, se formou em Direito e atuou na política por 36 anos, exercendo o cargo de vice-governador de Pernambuco entre 1986 e 1990, e assumindo o governo do Estado em abril de 1990, por 11 meses, no lugar do então governador Miguel Arraes, que se afastou para concorrer ao legislativo.
Em 1992, assumiu a Secretária Nacional de Irrigação, a convite do então presidente Itamar Franco. Em 1994, elegeu-se senador por Pernambuco pelo PSDB, permanecendo no senado até o término de seu mandato, em 2003. Em 1998, se candidatou a governador de Pernambuco, ficando em terceiro lugar.

No ano 2000 se lançou candidato a prefeito do Recife pelo PTB, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno. No segundo turno declarou apoio ao candidato do PT João Paulo, que venceu as eleições. Nas eleições de 2002 tentou a reeleição ao senado, mas não conseguiu se eleger. No primeiro ano do governo Lula, foi presidente da Infraero. Em 2006, se elegeu deputado federal.