nov 08, 2011 Foto, Notícia 18 comments

Matrícula para novos alunos da rede pública de PE começou hoje



Começou hoje (8), às 8h, o período de pré-inscrição dos novos alunos da rede pública de Pernambuco. O cadastro deve ser feito pela internet, no site da Secretaria de Educação, até o dia 29 de novembro. O prazo é válido apenas para estudantes do Recife e da Região Metropolitana – exceto os municípios de Itamaracá, Itapissuma, Ipojuca, Moreno e Araçoiaba, que abrirão a inscrição no dia 4 de dezembro.

De acordo com a secretária executiva de Educação de Pernambuco, Margareth Zaponi, são oferecidas 214.677 vagas para 2012. Ela lembra que os estudantes antigos não precisam fazer a pré-inscrição. “Os estudantes já matriculados na rede estadual ou municipal podem ficar tranquilos. A vaga já está garantida e a matrícula já foi renovada automaticamente”, alerta.

No site da Secretaria, o aluno terá que escolher entre três opções de escolas. A secretária explica que somente as unidades que ainda têm vagas estão disponíveis no formulário. “A ficha deve ser respondida, preferencialmente, pela mãe, pelo pai ou responsável, ou pelo aluno, se ele for maior de 18 anos. Ele tem colocar nos campos o nome dos pais, endereço completo, a escola em que estudou e fazer três opções de escolas estaduais em que ele deseja estudar a partir de 2012”, diz.

A secretária diz que nem todo mundo poderá estudar na unidade assinalada, mas garante que a quantidade de vagas é suficiente para suprir a demanda. “Umas escolas são mais concorridas que outras, então vai depender do horário. Quanto mais cedo acessar o site, mais chance ele tem de conseguir uma vaga na escola que ele quer. Oferecemos vagas em todas as regiões, em quantidade suficiente para atender à demanda”, assegura.

Cursos de idiomas

Estão abertas as inscrições para as 24 mil vagas em cursos intensivos de inglês e espanhol oferecidos pelo programa “Ganhe o Mundo”, do Governo de Pernambuco. Alunos de escolas públicas que cursam o 1º ano do Ensino Médio regular, semi-integral, integral ou médio integrado à educação profissional, podem se inscrever até a próxima quinta-feira (10), nas secretarias das unidades de ensino.

Cada escola terá 60 vagas, que serão preenchidas, prioritariamente, pelos alunos que obtiverem o melhor rendimento escolar em língua portuguesa e a melhor média global nos três primeiros bimestres de 2011. O resultado final da seleção será divulgado no dia 17 de novembro. Além das aulas de línguas, o programa também vai oferecer 474 bolsas de intercâmbio para alunos de 237 escolas da rede estadual que tiverem bom desempenho escolar.