• Ceclin
ago 16, 2018 0 Comentário


Livros do escritor vitoriense Osman Lins ganham reedição

Dois volumes de ‘Problemas Inculturais Brasileiros’ são relançados pela editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Por Folha de Pernambuco

osman linsO livro “Problemas Inculturais Brasileiros”, que reúne dois volumes do escritor Osman Lins (“Do ideal e da glória” e “Evangelho na taba”) ganha reedição organizada pelo professor de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fábio Andrade. O pré-lançamento foi realizado dentro da programação do 1º Retábulo Cultural Osman Lins, no auditório da Editora da UFPE, responsável pelo relançamento da publicação.

Os dois livros de Osman Lins agora reunidos em volume único não eram reeditados desde o seu lançamento, na década de 1970. Na coletânea de artigos e ensaios, Osman Lins – mais conhecido por seus romances e contos – fala sobre temas variados, que vão da literatura (exercendo a crítica literária) aos marginalizados. Ainda serão realizados, em breve, os eventos do lançamento propriamente dito, tanto aqui no Recife quanto em São Paulo.

Leia também:
Evento relembra quatro décadas sem o escritor Osman Lins

Pernambucano, natural de Vitória do Santo Antão, Osman Lins faleceu em 1978, aos 54 anos, de câncer. Autor de obras como “Lisbela e o Prisioneiro”, adaptada com sucesso para a televisão e o cinema, e “Avalovara” (romance de 1973), ele teve “Do Ideal e da Glória. Problemas Inculturais Brasileiros” publicado pela editora Summus em 1977.

Coletânea
Já “Evangelho na Taba. Problemas inculturais brasileiros II”, coletânea de artigos, ensaios e entrevistas, com apresentação da também escritora Julieta de Godoy Ladeira, a segunda esposa de Osman Lins, foi lançado em 1979, também pela Summus.